• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
sexta-feira, junho 19, 2026
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Destaques

Cronicando o Piauí: Conquistando a vida

20 de novembro de 2018
CurtirCompartilhar

Conquistar a vida: é a deixa do momento.

Meus passos sem condolento e sem indulgente. Meus velhos sapatos, que já não são mais tão ranzinzas e agora sem expediente, que os diga. Sou tão exímio, quanto ao ourives no seu modo peculiar de esmiuçar o infinito, através da sua lupa louca e monocrática. Não escolho mais andar somente pela relva da sombra, mas, no ar, na água e no fogo. O tempo agora é de ser… Usufruir da psiquê e descansar o soma. Quando saiu de mim para ver o mecanismo da engrenagem do engenho do mundo, faço uma viagem longa, tosca e louca. Estou saboreando outros delitos: afasto-me do álcool e volto ao espírito. Os detritos que oscilavam meu equilíbrio, eu os desfiz. Sou inflexão. Meus dias gasto-os à conta-gota. Passo pleno pela peneira e me refaço na areia fria e doce de uma consciência elegante e madura. Já não permito os insetos fardados sujos de sangue sugarem-me. O paraíso sou eu… Quem roda a saia do vento é a vela da jangada. Componho-me em cabeça, coração e sonhos.

Lá, pelas tantas, devo acender a lamparina!

Lá, pros lados da mata selvagem, vingativa e virgem, sinto paz e calma na alma. As casas simples vestem minha vida de humildade e me deixam nu. O chapéu de palha que desce a serra é minha flâmula e meu discurso. A alpargata conformada em sola e lida direciona o meu destino. Gosto de pôr os joelhos ao chão. Deixa-me mais forte e menos ego. A vaidade é vã, feroz e voraz. O nada me deixa descalço. A unidade do um, para mim, é tudo. Quantas estrelas estão me cortejando agora. O Sol, todos os dias, obriga-me a entrar em cena. Querendo ou não. Adoro as esperanças e os gafanhotos. Sou plateia de um público só.
Quando lembro das minhas peripécias, saiu sorrindo em plena rua, e passo por louco. Aí, passo a gargalhar. Sou o idiota de Dostoiévski. Sou o Dom Quixote de la Mancha de Cervantes. Sou a metamorfose de Kafik. Sou Hamlet de Goethe. Adoro viver e ser o Romeu de minha Julieta. Estou com saudades da minha Fiona. Sou um Ogro eternamente apaixonado.

Sou Shrek!!!

Vou resgatar da torre a minha Rapunzel. Vou pô-la no meu cavalo alazão e levá-la pro meu castelo.
Há dias que sou o jogador de Dostoiévski e o jovem sofredor de Goethe. Noutros sou Wallace de Coração Valente. Às vezes, me vejo como Lancelot: O Cavaleiro da Távola Redonda.

À cada dia, uma personagem.

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Cajueiro da Praia discute modelo de desenvolvimento que une segurança jurídica, turismo sustentável e inclusão social
  • Destino Cajueiro da Praia: evento debate segurança jurídica, turismo e crescimento imobiliário em Teresina
  • Uespi tem 50 alunos e professores selecionados para intercâmbios na China e Estados Unidos
  • Sesapi leva serviços de saúde e ações educativas para evento junino nesta sexta (12) e sábado (13) em Teresina
  • Hospital Infantil Lucídio Portella abre processo seletivo para transferência na Residência Médica em Pediatria
  • VII Feira Territorial do Vale do Sambito fortalece agricultura familiar e impulsiona geração de renda no território
  • Comunidades da zona norte de Teresina recebem quase mil registros de imóveis e R$ 7 milhões em obras do OPA
  • Nando Reis é atração confirmada para show de encerramento do Salipi 2026
  • FFP parabeniza CBF pelos 112 anos e destaca legado da entidade no país
  • Seminário discute políticas públicas municipais voltadas à inclusão das pessoas com deficiência nesta terça (9)
  • Sine anuncia 364 vagas de emprego em Teresina e outros municípios do Piauí nesta segunda (8)
  • Com apoio do Governo do Estado, Folguedos São João une romantismo, futebol e solidariedade na sexta (12) e sábado (13)

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Cajueiro da Praia discute modelo de desenvolvimento que une segurança jurídica, turismo sustentável e inclusão social

Cajueiro da Praia discute modelo de desenvolvimento que une segurança jurídica, turismo sustentável e inclusão social

17 de junho de 2026
Destino Cajueiro da Praia: evento debate segurança jurídica, turismo e crescimento imobiliário em Teresina

Destino Cajueiro da Praia: evento debate segurança jurídica, turismo e crescimento imobiliário em Teresina

15 de junho de 2026
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In