• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
sexta-feira, março 13, 2026
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Destaques

Cronicando o Piauí: Pureza

28 de novembro de 2018
CurtirCompartilhar

Queira-me irresponsável. Oxalá feliz.

Homens sucatas aos montes sobre escombros de osso e carne. Nossos dias são em chuvas de plástico. E as manhãs são em flores de aço. Nas veias, correm gasolina, dívida, dor e cansaço. O relho são as contas a pagar. O bêbado é o pecado do trago de cachaça fiado. Coma maizena ou coma quiabo para não morrer do coração. Até os pés perderam a personalidade. Andam vestindo etiquetas de couro raro trabalhado. Pétalas ao rio: são as multidões opacas arrastando-se pelas catedrais do consumo imundo. Os jovens estão de joelhos diante das vitrines das lojas caríssimas do shopping.

As meninas transformam-se em árvores de sacolas de marcas raras e caras. O pobre vai à feira, com a responsabilidade, de trazer um quilo de carne, com o bolso cheio de pataca. O carro deve ser, assim, como o celular, trocado a toda primavera ou no décimo terceiro salário. Os móveis da casa também. As roupas no Natal e no resto do Ano Novo. Importante é ter contas a pagar e uma vida no balcão da farmácia. Hoje em dia, os balcões estão em voga: balcão da concessionária, balcão da farmácia, balcão da loja, balcão do bar, balcão da mortuária… As macas frias nos corredores dos hospitais, ou a laje fria na sala fria do IML.

Ninguém quer frequentar o balcão da vida sem covardia. Ninguém tem tempo de ousar a viver a vida com alegria. Estão todos pagando contas e comprando o que não lhes é necessário. Um terço da vida dormindo, um terço e meio de senzala e escravidão e meio terço de ansiedade, preocupação e depressão. A condução já sabe a condição e o caminho para o porão. Somos sazonais: em dezembro todo mundo para a praia; em julho todo mundo para praia. Agora, esperar o final do ano chegar. Realmente, uma vida de gado marcado. O mais rico foi para Barra Grande, Jeriguaguara, Porto Seguro, Porto de Galinha, Angra dos Reis… Disney, Cafés de Paris e etc. Quanto mais imbecil, mais distante a paragem e passagem. São os nababescos. Corpos sujos e luxuosos.

“Enquanto isso, na sala de justiça”, vou passear em Altos ou em União. Comer sardinha com cachaça e limão. Vou saí sem rumo pro lado bom do sertão. Enquanto eles estão em coma ou em Roma, estou chupando picolé no Troca-Troca, olhando o Parnaíba, sentado ao chão.

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Festival da Tilápia abre inscrição para feirantes saiba como garantir sua vaga
  • Corrida do Festival da Tilápia: conheça detalhes da 2ª edição da prova às margens do Açude Caldeirão
  • Festival da Tilápia 2026 promete movimentar turismo, cultura e economia de Piripiri
  • Carnaval de São Raimundo Nonato leva multidão à Avenida Zé de Castro e movimenta a cidade
  • Por que os imóveis de praia são mais caros? Entenda a valorização no litoral piauiense
  • Inscrições para o Siespi encerram na segunda (23); programa amplia apoio a atletas e entidades esportivas
  • Semarh intensifica fiscalização de barragens no Piauí após chuvas elevarem níveis de armazenamento
  • Piauí recebe primeiro lote da vacina contra a dengue para imunizar profissionais de saúde
  • Governo do Piauí inicia atendimentos da Carreta de Ressonância Magnética para 21 municípios do sul do estado na segunda (23)
  • Governo do Piauí recebe 50 fuzis e equipamentos de informática para reforçar segurança pública
  • Rafael Fonteles anuncia reajuste de 5,6% para servidores estaduais; projeto será encaminhado à Alepi
  • Carnaval 2026: Piauí registra queda na criminalidade, zero casos de feminicídios e menos mortes no trânsito

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Festival da Tilápia abre inscrição para feirantes saiba como garantir sua vaga

Festival da Tilápia abre inscrição para feirantes saiba como garantir sua vaga

12 de março de 2026
Corrida do Festival da Tilápia: conheça detalhes da 2ª edição da prova às margens do Açude Caldeirão

Corrida do Festival da Tilápia: conheça detalhes da 2ª edição da prova às margens do Açude Caldeirão

11 de março de 2026
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In