• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
terça-feira, março 10, 2026
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Destaques

90% dos alunos que foram premiados em Olímpiadas de Português são de escolas públicas

A solenidade de premiação dos medalhistas foi realizada na manhã da última quarta-feira, no Theatro 4 de Setembro

13 de dezembro de 2018
CurtirCompartilhar

Mais de 90% dos premiados na III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa são de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que comemora os excelentes resultados neste fim de ano.

A solenidade de premiação dos medalhistas foi realizada na manhã da última quarta-feira, no Theatro 4 de Setembro, com a presença dos estudantes dos mais diversos municípios do Piauí, autoridades, representantes da Seduc, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), que são os órgãos envolvidos também na organização.

“Estamos felizes com todos os resultados no final de 2018, que foi coroado com muitas vitórias. Como o prêmio de redação do Jovem Senador, Prêmio Darcy Ribeiro, OBMEP e a Olimpíada de Língua Portuguesa. Estamos hoje aqui comemorando mais essa realização, que contribui para que o aluno se desafie e se motive para que venham esses ótimos resultados que estamos tendo”, relata do superintendente institucional da Seduc, José Barros Sobrinho.

Aos 16 anos, Zacarias Neri, da Unidade Escolar Patronato Nossa Senhora de Lourdes, de Campo Maior, participa pela segunda vez da Olimpíada. Ano passado ganhou bronze e agora ganhou ouro no gênero Artigo de Opinião com o texto “Que nesta terra tem riqueza”. “É uma honra estar aqui novamente recebendo esse prêmio. Eu abordo no meu texto que o Piauí é um estado muito rico em patrimônio, cultura, tradições, mas os próprios piauienses não valorizam”, explica o estudante.

Por influência da professora, Maria Vitória, aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva, no Dirceu, se inscreveu pela primeira vez esse ano e começou bem, ganhou ouro também no gênero Artigo de Opinião. “Sempre tive muita afinidade com a Língua Portuguesa e com a ajuda dos professores na produção do texto foi melhor ainda. É muito gratificante receber esse prêmio e o que vou levar são as coisas boas que eu vi que tem no meu estado”, declara a campeã.

Uma das professoras que orientou Maria Vitória foi a Virgínia Castro, que ficou orgulhosa de mais uma aluna que auxiliou. “É uma tarefa muito importante, não só para mim como profissional, mas principalmente para o desenvolvimento dos alunos nas competências linguísticas e de escrita deles. Então para mim, quanto professora, é a realização do meu trabalho na realização dos alunos”, disse a professora, que acompanha um aluno medalhista pela 5ª vez na olimpíada.

Além do fato da maior parte dos medalhistas serem da rede estadual, o que chamou atenção da organização foi o nível dos participantes, “se formos comparar os textos com os da primeira e segunda edição, percebemos a evolução desses textos. Não só a qualidade do texto em si, mas também a participação é bem maior. Foi um crescimento satisfatório. Nós percebemos que eles estão mais motivados em participar da nossa Olimpíada”, disse a professora doutora da Uespi, Ermínia Maria Silva, também do Comitê Gestor.

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Carnaval de São Raimundo Nonato leva multidão à Avenida Zé de Castro e movimenta a cidade
  • Por que os imóveis de praia são mais caros? Entenda a valorização no litoral piauiense
  • Inscrições para o Siespi encerram na segunda (23); programa amplia apoio a atletas e entidades esportivas
  • Semarh intensifica fiscalização de barragens no Piauí após chuvas elevarem níveis de armazenamento
  • Piauí recebe primeiro lote da vacina contra a dengue para imunizar profissionais de saúde
  • Governo do Piauí inicia atendimentos da Carreta de Ressonância Magnética para 21 municípios do sul do estado na segunda (23)
  • Governo do Piauí recebe 50 fuzis e equipamentos de informática para reforçar segurança pública
  • Rafael Fonteles anuncia reajuste de 5,6% para servidores estaduais; projeto será encaminhado à Alepi
  • Carnaval 2026: Piauí registra queda na criminalidade, zero casos de feminicídios e menos mortes no trânsito
  • Carnaval de Floriano 2026 é sucesso de público e celebra todos os ritmos no corredor da folia
  • Semarh Itinerante levará serviços, orientações e educação ambiental aos municípios piauienses
  • Detran-PI adota novo manual de provas práticas e anuncia fim da baliza para obtenção da CNH

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Carnaval de São Raimundo Nonato leva multidão à Avenida Zé de Castro e movimenta a cidade

Carnaval de São Raimundo Nonato leva multidão à Avenida Zé de Castro e movimenta a cidade

23 de fevereiro de 2026
Por que os imóveis de praia são mais caros? Entenda a valorização no litoral piauiense

Por que os imóveis de praia são mais caros? Entenda a valorização no litoral piauiense

20 de fevereiro de 2026
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In