O Ceti Professor Raldir Cavalcante Bastos, escola estadual situada na zona Sudeste de Teresina, em parceria com o projeto “É do portão pra fora que a gente se resolve”, realizou, nessa terça-feira (6), mais uma aula virtual aberta à comunidade, com transmissão na plataforma Google Meet. A iniciativa faz parte do ciclo de revisões preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.
As atividades com conteúdo das disciplinas de Física e Matemática contemplaram as turmas de terceiro ano do Ceti e de estudantes de outros municípios como Regeneração, Angical, Oeiras, Tanque, Cajazeiras, Santa Rosa, Luís Correia, Agricolândia, Santo Inácio, São Miguel do Fidalgo, São João da Varjota, Colônia, Duque Bacelar (MA), Poção de Pedras (MA), Xinguara (PA).
Na primeira aula, foi abordado o assunto “Estatística e Probabilidade: Um Estudo sobre Cálculos e Variáveis”, com o professor Nelson Rios, mestre em engenharia de materiais. Na sua fala, ele buscou ensinar uma abordagem em que os estudantes saibam responder com eficácia os itens relacionados ao Enem. “Nesse desafio de preparação para uma avaliação externa como o Enem, faz-se necessário conceber estratégias e experiências motivadoras e significativas de aprendizagem nesse contexto pandêmico de adversidades enfrentado pelos discentes, profissionais e suas famílias em geral”, disse o professor.
Tendo como base o tema “Adeus, itens difíceis no Enem: Uma abordagem interdisciplinar sobre questões de Eletricidade e Magnetismo”, o professor Edivaldo Ribeiro destacou, na aula de Física, a importância de aprender como se comporta uma carga elétrica, bem como saber suas interações. “Nessa aula aprendemos como podemos tornar uma carga elétrica energizada, assim como associar dois ou mais resistores”, destaca.
Mariana Estefany, estudante do terceiro ano da escola, participou das atividades e contou como as revisões do projeto na escola auxiliam sua rotina de estudos. “Venho acompanhando as aulas do Ceti, que nos auxiliam no controle do estudo com revisão por etapas, exercícios, entre outros. Tenho utilizado um cronograma de estudos que contém as matérias e os assuntos cada vez mais recorrentes nas provas. São aulas de muita riqueza de conhecimento por parte dos professores, que nos ensinam com bons exemplos didáticos e compromisso com os alunos”, contou.
Além da mediação de conhecimentos, durante a revisão houve sorteio de prêmios, como participação em cursos, livros, dentre outros.
Para Adonias Freitas, professor de Língua Portuguesa do Ceti e idealizador do projeto “É do portão pra fora que a gente se resolve”, as ações consistem em promover um trabalho de estímulo aos estudos contínuos.
“É necessário buscar caminhos para a continuidade das experiências de aprendizagem, planejar ações, revisar gestos e reorientar comportamentos dos estudantes nesta preparação. Com base na realidade de cada aluno, é fundamental produzir conteúdo para despertar os interesses pelos estudos com a proximidade das provas do Enem”, destaca.Fonte: Ascom Seduc
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