Buscando uma experiência de aprendizagem que possibilite a melhoria dos serviços públicos prestados à sociedade, a equipe do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), participou, entre os dias 25 e 27 de outubro, da Imersão de Aprendizagem do Prêmio Espírito Público (PEP).
Realizado no Rio de Janeiro, o evento reuniu os premiados da 5ª edição do PEP para vivenciar, observar, conectar, pensar e aprender uns com os outros para, então, retribuir a sociedade com serviços públicos cada vez melhores. A imersão contou com diversos painéis, em seus três dias de programação, voltados para o serviço público, tendo a participação de especialistas em gestão pública.
A coordenadora de Comunicação do PPAIC e uma das participantes da imersão, Jeany Rodrigues, afirma que um dos temas discutidos no evento foi sobre a importância do serviço público como um meio de transformação social e a necessidade de valorizar o profissional público. “A imersão nos permitiu ter contato com profissionais públicos de diversos segmentos, como saúde, segurança, meio ambiente, gestão, dentre outros, sendo uma experiência muito enriquecedora. Passamos a ter uma visão holística do serviço público que nos permite aprimorar nossas ações no âmbito do PPAIC”, explica a coordenadora.
O Prêmio Espírito Público se consolida como a principal premiação da sociedade civil voltada para a valorização e o reconhecimento de trajetórias de profissionais públicos que se dedicam à promoção de serviços públicos de qualidade. O prêmio engloba tanto os profissionais públicos que estão na linha de frente garantindo a implementação das políticas públicas, quanto os profissionais que ocupam cargos de nível estratégico e atuam no desenho e articulação de soluções inovadoras e efetivas para os problemas públicos do país.
O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa saiu vencedor no eixo setorial educação da 5ª edição da premiação. Criado em maio de 2021 pelo Governo do Piauí, o programa atua para otimizar as políticas públicas de educação em regime de colaboração entre o Estado e os municípios, por meio do diálogo permanente e de ações conjuntas voltadas para garantir às crianças piauienses o direito de serem alfabetizadas na idade certa.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca a importância do PPAIC para a educação do Piauí. “Com esse programa o nosso objetivo é poder trabalhar de forma sistemática e formar uma rede de educação integrada que ofereça ensino de qualidade a todos os piauienses. A alfabetização na idade certa pode determinar futuros, promovendo formação integral das nossas crianças e as preparando para a vida e a cidadania”, declarou o gestor.
Discussion about this post