Os cursos oferecidos pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) receberam, segundo avaliação do Conselho Estadual de Educação, destaque por suas melhorias nas notas, consolidando o compromisso da instituição com a excelência acadêmica.
Para a pró-reitora de Ensino e Graduação da Uespi, Monica Gentil, o aumento das notas representa mais um importante avanço da instituição. “Constatamos que alguns cursos melhoraram suas notas e isso é fruto de todo o trabalho feito pelo corpo docente e discente, além de ser fruto do compromisso da universidade com o ensino no estado”.
Contudo, a avaliação do Conselho Estadual de Educação vai além das notas dos cursos e concentra-se na análise abrangente dos processos e práticas da universidade. Ela avalia desde a infraestrutura até a produção científica e o compromisso da UESPI com a extensão universitária. Esses avanços reafirmam a posição da instituição enquanto destaque no Piauí.
No Campus Poeta Torquato Neto, localizado na capital, Teresina, dois cursos se destacaram. O curso de Enfermagem alcançou uma pontuação de 4.18, enquanto Medicina atingiu nota 4. Além disso, o curso de Engenharia Elétrica obteve um crescimento significativo, avançando da nota 2 para uma nota 4. Ainda no Campus Clóvis Moura, os cursos de História e Geografia também se destacaram com notas 4 e 4.5, respectivamente.
Para a coordenadora do curso de Engenharia Elétrica (CTU), professora Daniela Ramos, o avanço do curso é um ganho imenso não somente para a Uespi, mas para todo o Piauí. “Não foi só a nota que melhorou, mas também elevou a autoestima dos alunos, professores e funcionários. Precisamos ter orgulho da instituição e isso só será possível com uma equipe unida e com um objetivo único”.
Avanços nos municípios
A excelência acadêmica da Uespi se estende além da capital. Em São Raimundo Nonato, no Campus Prof. Ariston Dias Lima, o curso de História atingiu nota 4. Em Picos, no Campus Prof. Barros Araújo, os cursos de Enfermagem e Administração receberam notas 4.5 e 4, respectivamente, refletindo o compromisso da Uespi em oferecer educação de qualidade em todo o Piauí.
A coordenadora do curso de Enfermagem do campus de Picos, Janaína Aragão, destaca que, atualmente, a maioria dos professores possuem doutorado, o que também possibilita um desempenho ainda melhor dos cursos. “Isso auxilia na inserção dos nossos alunos no ensino, em editais de projetos de extensão e pesquisa oferecidos pela Uespi para alcançar a qualidade e adequar o curso a realidade atual global e do mercado de trabalho”.
Já no Campus Dep. Jesualdo Cavalcante, localizado no município de Corrente, os cursos de Zootecnia e Licenciatura em Ciências Biológicas também obtiveram nota 4 na avaliação do Conselho Estadual de Educação.
Discussion about this post