• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
quarta-feira, julho 22, 2026
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Destaques

Corrente terá Centro Especializado de Reabilitação para atender pessoas com deficiência e autismo até o fim do ano

17 de julho de 2025
CurtirCompartilhar

A cidade de Corrente receberá, até o fim deste ano, o quarto Centro Especializado de Reabilitação do Piauí. O anúncio foi feito pelo governador Rafael Fonteles, que visitou a obra nesta quarta-feira (16), executada pela Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). Estão sendo aplicados R$ 5,6 milhões, com recursos do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Novo Viver sem Limite.

A previsão é que o centro, que funcionará na Rua João Lustosa Elvas, bairro Nova Corrente, possa atender 400 usuários por mês, entre pessoas com deficiência física e deficiência intelectual, contemplando o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Estamos descentralizando o atendimento no extremo-sul. Essa obra já está 35% executada e vai atender pessoas com deficiência intelectual, autismo, deficiência visual. Então, todos os 11 municípios do entorno serão referenciados para cá. Estamos a 900 km da capital. Imagine uma pessoa que precisa fazer as terapias, fisioterapias, e precisa se deslocar para Teresina”, destacou o governador.

Foto: Louany Naira
Foto: Louany Naira

Atualmente, os centros de reabilitação estão localizados em Teresina, Parnaíba e São João do Piauí. Além do de Corrente, que está em execução, o Governo do Estado projeta a construção de novas unidades em Uruçuí, Bom Jesus, Picos, São Raimundo Nonato e Campo Maior. Em Oeiras e Piripiri, os atendimentos são pactuados com as Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) locais. “Temos que ter 12 centros iguais a esses para garantir a reabilitação das pessoas com deficiência em todos os territórios do Estado”, afirmou Rafael Fonteles.

De acordo com o secretário Mauro Eduardo, da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), a descentralização permite que as pessoas com deficiência possam fazer seu acompanhamento próximo de casa. “A população não vai mais precisar se deslocar para Teresina ou Brasília. O tratamento de reabilitação é demorado, você precisa ir constantemente. E aqui a gente vai poder dar conforto a essas pessoas, para que elas possam fazer o tratamento aqui”, disse Mauro Eduardo.

Foto: Louany Naira
Foto: Louany Naira

A população revela que essa é uma obra muito aguardada. “Sou uma pessoa com deficiência visual, sou advogado e represento a Gerência de Acessibilidade. Estamos lutando por esse centro há muitos anos. Estamos agora com a demanda de crianças autistas para atender. As mães atípicas pedem profissionais e vamos poder atender agora”, comentou Apolo Louzeiro.

Foto: Louany Naira

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • FMS debate financiamento da oncologia no Hospital São Marcos com Ministério da Saúde e SESAPI
  • Teresina promove II Curso de Justiça Climática para fortalecer políticas públicas inclusivas e resilientes
  • Thiago Junqueira confirma aliança com Joel Rodrigues e Ciro Nogueira para eleições de 2026
  • Adapi amplia rastreabilidade e moderniza controle de agrotóxicos no estado
  • Governo do Estado transforma mobilidade urbana de Nova Santa Rita com asfaltamento e novo sistema de iluminação pública
  • SPIA auxilia na identificação de suspeito de furto na zona Sul de Teresina
  • Em Altos, Governo do Piauí recupera 140 quilômetros de estradas vicinais e asfalta diversas ruas
  • Com a proximidade das férias, SSP orienta população a verificar situação da identidade antes de viajar
  • Fapepi abre inscrições para edital com 275 bolsas de mestrado e doutorado; saiba como participar
  • Escócia x Brasil: onde assistir, arbitragem e escalações prováveis
  • Governo do Piauí nomeia 137 novos servidores aprovados em concursos públicos nesta quarta (24)
  • Águas do Piauí leva educação ambiental e orientações sobre uso consciente da água para comunidades da zona rural de Teresina

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

FMS debate financiamento da oncologia no Hospital São Marcos com Ministério da Saúde e SESAPI

21 de julho de 2026

Teresina promove II Curso de Justiça Climática para fortalecer políticas públicas inclusivas e resilientes

21 de julho de 2026
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In