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Alunas do Programa Cidade Olímpica vencem concurso nacional de redação

A habilidade com as palavras rendeu mais uma premiação a alunos do Programa Cidade Olímpica Educacional, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina para preparar estudantes da Rede Municipal com talentos em disciplinas específicas. Dessa vez, duas alunas da turma de língua portuguesa venceram o 3º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União – DPU.

Keydy Ketley e Emilly Santos conquistaram o 2º e 3º lugar, respectivamente, na competição que reuniu alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e EJA das escolas públicas de todo o país. O concurso desafiou os jovens a escreverem sobre o tema “Mais direitos, menos grades”, promovendo a discussão sobre os direitos da população e incentivando a expressão crítica sobre o sistema prisional brasileiro.

Keydy, aluna da Escola Municipal Maria do Socorro Pereira da Silva, surpreendeu com o texto intitulado “Reabilitar para a liberdade”; enquanto Emily, da Escola Municipal Valter Alencar, se destacou com a redação “Para que serve a cadeia?”.

De acordo com o professor Orlando Nascimento, que orienta os alunos em todas as competições, o maior desafio foi debater um tema tão complexo com adolescentes com idades entre 11 e 15 anos. “Para tanto, recorremos à leitura de reportagens e artigos sobre o tema em sala de aula, além de assistirmos vídeos com matérias e documentários”, conta. Segundo ele, a metodologia dinâmica das aulas aos sábados ajuda no processo produtivo dos textos.

“No Programa Cidade Olímpica Educacional trabalhamos com aulas motivadoras e diversificadas, enfatizando as habilidades múltiplas de nossos alunos. Eles são chamados a falar sobre o tema, por meio de debates, depois escrevem seus textos e submetem aos colegas, os quais contribuem com críticas construtivas, apontam dúvidas e, claro, também elogiam. Em seguida, os textos são apreciados pelo professor mediador da disciplina e pelo coordenador, que também dão sua avaliação gramatical, estilística e literária. Finalmente, o texto é reescrito pelo aluno e encaminhado aos diversos concursos dos quais participamos”, explica o professor, que fala com orgulho sobre as conquistas.

“Foi uma alegria imensa ver dois textos de nossas alunas entre os vencedores de um concurso de nível nacional. Um evento como esse nos dá a sensação de dever cumprido, acende uma chama de orgulho em poder fazer parte desta vitória”, declara.

Fonte: PMT

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