Ícone do site 100% PIAUÍ

Autores indígenas para conhecer: 3 indicações.

Hoje, dia 19 de abril, é comemorado o Dia do Índio, e esse mesmo serviu de personagem para muitas histórias ao longo dos tempos, é o caso d’O Guarani e Iracema, ambos de José de Alencar, Macunaíma de Mário de Andrade. Apesar dessas obras famosas, não é o índio falando do índio, e sim uma outra pessoa, sob uma perspectiva diferente. Com esse intuito, destaco agora alguns autores indígenas contemporâneos para conhecer, e olhar o índio sendo falado pelo próprio índio, e como muito tem se falado, conquistando seu lugar de fala.

  1. Daniel Munduruku:

 

Foto: Reprodução

Nasceu em Belém, PA, filho do povo Indígena Munduruku. Formado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia, integrou o programa de Pós-Graduação em Antropologia Social na USP. Lecionou durante dez anos e atuou como educador social de rua pela Pastoral do Menor de São Paulo. Esteve em vários países da Europa, participando de conferências e ministrando oficinas culturais para crianças. Autor de Histórias de índio, coisas de índio e As serpentes que roubaram a noite, os dois últimos premiados com a Menção de livro Altamente Recomendável pela FNLIJ. Seu livro Meu avô Apolinário foi escolhido pela Unesco para receber Menção honrosa no Prêmio Literatura para crianças e Jovens na questão da tolerância. Entre outras atividades, participa ativamente de palestras e seminários destacando o papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira. Pela Global Editora tem publicado várias obras. (Fonte: Global Editora).

2. Olívio Jekupé:

Foto: Reprodução

Olívio Jekupé é escritor indígena do povo Guarani. Casado com Maria Kerexu, é pai de quatro filhos: Kerexu Mirim, Tupã Mirim, Jeguaká Mirim e Jekupé Mirim. Nasceu no Paraná, mas mora atualmente na aldeia Krukutu, em São Paulo. Jekupé, em guarani, significa “mestiço”. Olívio estudou Filosofia na USP, e embora não tenha concluído o curso, sentiu se estimulado a escrever e a participar de palestras no Brasil e no exterior. Tem diversos livros publicados por diferentes editoras brasileiras, e também traduzidos na Itália. Jekupé maneja a oralidade e a escrita, a tradição e a imaginação, as coisas da sua própria aldeia e as da aldeia global. (Fonte: Global Editora).

3. Eliane Potiguara:

Foto: Reprodução

Profª Eliane Potiguaraé escritora, poeta, ativista, professora, empreendedora social de origem étnica potiguara, formada em LETRAS e EDUCAÇÃO pela UFRJ e extensão em Educação e Meio ambiente pela UFOP. É contadora de histórias. Nasceu em 29/09/1950. É Cavaleiro da Ordem do Mérito Cultural do Brasil, pelo Ministério da Cultura. Fellow da organização internacional Ashoka (empreendedores sociais), escritora do Instituto UKA , fundadora do GRUMIN/Grupo Mulher — Educação Indígena e Enlace Continental de Mujeres indígenas e Embaixadora da Paz pelo Círculo de Escritores da França. Participou da elaboração da Declaração Universal dos Povos Indígenas/ONU/ por 6 anos nas sessões em Genebra. Possui 7 livros publicados. Teve seus textos publicados em diversos sites, antologias e e-books nacional e internacional. Premiada pelo Pen Club da Inglaterra e Fundo Livre de Expressão(USA). Autora de “METADE CARA, METADE MÁSCARA”, 2ª edição (Fonte: site da própria autora).

Por: Dani Marques | (@zinedesembuchamulher).
Sair da versão mobile