Com base na memória da população negra amazônica, a Casa da Cultura de Teresina recebe neste sábado (18) a Mostra Fotográfica “Amazônia Negra”, parte do projeto (Re)conhecendo a Amazônia Negra: povos, costumes e influências negras na floresta, da Mostra Sesc Amazônia das Artes. A exposição fica aberta ao público durante um mês.
O conceito de interpretar e entender, mas também ver o trato com o outro faz parte das fotografias expostas. A arte desperta diversos sentimentos, como empatia, e acessa pontos desconhecidos de si mesmo. A fotógrafa Marcela Bonfim fez uso da sensibilidade sem esquecer sua própria história, na qual a alteridade está presente todo tempo.
A artista convida para uma releitura da história, onde ao dignificar seus pares ressignifica a imagem da presença do negro na Amazônia. As fotografias são frutos de uma busca pessoal iniciada em 2012, a partir de andanças pela região amazônica e adjacências, registrando quilombos, comunidades tradicionais, movimentos culturais, tradicionais e patrimoniais, manifestações religiosas e outras movimentações.
Serviço:
A Casa da Cultura de Teresina fica localizada na Rua Rui Barbosa, nº 834, Centro. O telefone para maiores informações é o 3215-7849.
Discussion about this post