Ícone do site 100% PIAUÍ

Com 10 anos de carreira, Banda Neanderthais prepara lançamento de álbum

Há dez anos a Neanderthais Band surgiu no cenário musical de Teresina. O nome não é por acaso. A palavra tem sim relação com a espécie humana extinta, como se sabe, de cultura material sofisticada em diversos aspectos. Os Neanderthais eram os pops do Paleolítico.

Brincadeiras e referências à parte, a Neanderthais Band completou 10 anos nesse mês de fevereiro, com uma bagagem que traz linguagem audiovisual vintage e remonta para a ideia daquilo que não se pode perder na linha da evolução, como a música dos bons e velhos tempos.

A banda surgiu no dia 3 de fevereiro de 2009, com Ezequiel Veloso (Vocal), Amon-Rá Nunes (guitarra e voz), Luiz Wagner (baixo) e Pedro Ben (guitarra). Foram beber na fonte dos reis do blues e dos heróis do rock. A receita resultou num trabalho denso. A preocupação em valorizar os arranjos vocais e incrivelmente bem executados fez da Neanderthais Band uma das melhores opções para ouvidos apurados.

Nos anos seguintes passaria por algumas mudanças, como a entrada de Carlão (Guitarra), na vaga deixada por Pedro Ben, que foi seguir outros caminhos. Em 2012 Neanderthais somava Amon-Ra Nunes (voz e guitarra), Lucas Coimbra(baixo), Bibi (guitarra) e Neto Suricate (baterista), que seria no ano seguinte substituído pelo baterista Bruno Bonfim. Em 2019, após dez anos de formação, retorna à equipe o vocalista Ezequiel Veloso (o ZEK), integrado aos músicos Amon-ra Nunes (Vocal e Guitarra), Lucas Coimbra (Baixo) e Filipi Souza (bateria).

A vantagem musical não está somente nos clássicos selecionados para o repertório. Está na maneira como essas músicas ícones de uma geração são integradas com o trabalho autoral da “Neander”, sem sobressaltos, com leveza apesar do som forte e denso. Trazem o Blues – Rock com apego aos elementos tradicionais. Aposta em letras envolventes, que acompanham a linha melódica em suas canções autorais. Instrumentistas, os quatro músicos emprestam suas vozes ao projeto, um ganho que torna o show muito mais especial.

Além da proposta autoral, com direito a lançamento de EP em 2019, o quarteto se dedica aos covers especiais. “AC/DC é uma das nossas favoritas, casa muito bem com nossa proposta vocal e o público curte bastante”, comenta Ezequiel Veloso, vocalista.

Filipi Souza é o mais novo da turma: “eu ouvia os caras e ficava impressionado com o som. Hoje eu tô tocando com eles”, diz o baterista. No universo cover, a banda ainda soma especiais de Led Zeppelin, Queen e Jimi Hendrix.

As referências musicais de cada integrante formam uma salada agradável de consumir. “Música foi feita pra gente ouvir, se emocionar, degustar, tocar com paixão”, comenta o baixista Lucas Coimbra.

Festivais, casas de shows e festas particulares são aberturas para o trabalho da banda que já se apresentou no Festival de Inverno de Pedro II e no projeto Boca da Noite. Para o guitarrista Amon-ra Nunes, “os shows foram vitrines para a “Neander” mostrar um pouco do trabalho do seu primeiro disco, “”Rock & Blues no Mercy” e fincar bandeira no território da música piauiense”.  

Por: Portal AZ

Sair da versão mobile