100% PIAUÍ

Com foco na cultura nordestina, documentário “O Forró no Piauí nos Anos 2000” será lançado em Teresina

Com foco na cultura nordestina, o documentário “O Forró no Piauí nos Anos 2000” será lançado nesta segunda-feira, 20 de dezembro, em Teresina. O projeto tem como condutor o apresentador e produtor cultural, Eudes Ribeiro, que comanda o Programa 100% Forró há mais de 15 anos. O evento está agendado para iniciar a partir das 19h, no Restaurante Dom Nelore, na Zona Leste da Capital.

“É uma felicidade muito grande colocarmos no ar um projeto que mostra parte de nossa história com o Forró no estado do Piauí. Quando comecei minha trajetória na TV em 2006, eu não imaginava que conseguiríamos chegar tão longe. É realmente algo incrível. Dentro do nosso programa conseguimos levar uma cobertura de eventos, dar voz e vez aos artistas piauienses que estão iniciando suas carreiras, além dos artistas locais, regionais e nacionais renomados. Entre os grandes entrevistamos Dominguinhos, Oswaldinho, Joquinha Gonzaga, Raimundo Fagner, Elba Ramalho, e muitos outros. Este documentário é a representatividade da história feita. E temos muito orgulho de comandar tudo isso”, afirmou Eudes Ribeiro.

O projeto cultural tem a parceria e idealização do Governo do Estado do Piauí que deu o suporte para a produção e do documentário. Arthur Ribeiro, produtor do projeto, contou um pouco mais sobre a trajetória e a execução do trabalho.

“O resultado deste projeto é um marco para o nosso estado. A cultura do Piauí, a representatividade que o Forró tem para o nosso povo, estão representados neste trabalho. Foi um documentário pensado com muito zelo e esmero. Quero agradecer a todos que apoiaram o projeto, em especial ao pessoal da edição e finalização, em nome do Eduardo Machado, que teve o cuidado especial para que tudo o que foi planejado saísse da melhor maneira possível. Agora é agradecer e espalhar por todo o mundo o que foi feito pelo Programa 100% Forró e exibir a história do Forró no nosso estado. Viva este projeto! Estamos muito felizes”, pontuou o produtor.

Clauber Maryano (cantor), Wesley Safadão (cantor), e Arthur Ribeiro (jornalista)

História do Forró

Forró também é um dos gêneros musicais da festa forró, o qual foi criado por Luiz Gonzaga em 1958. A dança do xote (dois pra lá e dois pra cá) passou a acompanhar as músicas desse novo gênero e a ser chamada de dança do forró.

Os gêneros musicais executados nos forrós, desde a década de 90 também são chamados agrupadamente de forró pé-de-serra.

Conhecido e praticado em todo o Brasil, o forró é especialmente popular nas cidades brasileiras de Campina Grande e Caruaru, que sediam as maiores festas juninas do país. Já nas capitais Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió, Recife e Teresina, são tradicionais as festas e apresentações de bandas de forró em eventos privados que atraem especialmente os jovens.

Créditos do documentário

Criação e Roteiro: Eudes Ribeiro
Edição e Finalização: Eduardo Machado
Produção: Arthur Ribeiro
Direção Geral: Eudes Ribeiro

Sair da versão mobile