100% PIAUÍ

Com largada da prova de bikes, Rally Pioceará inicia 34ª edição

Em sua 34ª edição, o Rally Piocerá, mais tradicional enduro de off-road da região, deu início às competições na tarde desta terça-feira (26), com a lagada para a prova de bikes. A catergoria está povoada de grandes atletas, com nomes quue colecionam no currículo enduros como o rally dos Sertões  e até mesmo disputas internacionais, como o Dacar. Ao todo,118 ciclistas concorrem aos títulos. 

“É uma prova que promete, pois apesar de não sermos daqui, conhecemos bem o estado. O tempo vira toda hora, hoje mesmo saímos daqui com chuva, mas o sol deve castigar. O objetivo é conquistar o tetracampeonato, mas sabemos que será uma prova muito difícil. Tem atletas novos como o Juliano Cocuzzi, o Edmilson que chegam fortes e que conheço de longa data que sempre chegam bem nas provas, mas esse é o espírito do Rally, saber lidar contar com imprevistos, o clima da região, altimetria, terreno, mas a certeza é que chego para o Piocerá extremamente preparado”, afirmou Daniel Zoia.

A categoria elite masculina é uma das que promete uma disputa acirrada pelo pódio. Apesar da temporada 2020 ter sido prejudicada devido a pandemia com culminou na suspensão do calendário de competições muitos dos atletas deram o “jeitinho brasileiro” e apostaram nos treinos individuais. Inclusive o tema pandemia também foi bastante lembrado pelos pilotos na largada da prova. “2020 foi conturbado, mas ainda corri o Rally e logo após o cenário nacional fechou. Eu ainda corri o Campeonato Brasileiro, mas agora o momento é de acostumar com o novo normal”, acrescentou Daniel Zoia. 

O atleta Juliano Cocuzzi, 24 anos, é um dos nomes que deve brigar por pódio, mas diferente do adversário mineiro é estreante em provas no Piauí e no Nordeste. Por ser atleta da categoria XCO as provas se concentram na região de Minas e por isso um discurso mais humilde quando a pergunta é sobre a briga pelo título. “Eu venho com a intenção de ganhar bagagem e em busca de experiencia, nós sabemos que tem atletas de peso na prova, tricampeão, são atletas a serem batidos. Eu acredito que o Piocerá fornece uma bagagem psicológica muito grande para o atleta e hoje isso é uma coisa que procuro na prova”, conta Cocuzzi. 

A prova de bike terá ao total quase 400km. A saída oficial será na cidade de Piripiri-PI e no primeiro dia serão 108km com direito a m circuito dentro do Parque de Sete Cidades. A prova segue até o dia 30 de janeiro e tem chegada na cidade de Maranguape-CE. 

Sair da versão mobile