Link do vídeo:
Biografia de Raimundo Soldado:
Raimundo Soldado (nascido Raimundo Teles Carvalho, Santa Inês, 1946 — Timon, 17 de setembro de 2001) foi um compositor brasileiro de música popular. Seu primeiro disco (Raimundo Soldado e o Conjunto Grupo de Ouro – Abraçando Você) alcançou relativo sucesso nos anos 80 com a faixa-título e também “Você gosta de mim” e “Não tem jeito que dê jeito“.
Nasceu em Santa Inês, Maranhão, e, tendo assim como seu pai e seus irmãos servido o exército, tornou-se conhecido como Raimundo Soldado.
Considerado cantor “brega“, suas músicas tinham inicialmente temática romântica, em estilo musical que misturava a estética da música “pop” vigente na época com estilos típicos do Pará e do Maranhão, como o Carimbó. Seus discos seguintes adotaram também influência do forró.
Pela gravadora Copacabana, lançou seis discos de vinil. Em CD, foram lançados “Minha Santa Inês” e “Só as antigas“, este último incluindo versões com arranjos mais modernos para muitos de seus primeiros temas.
A música “Não tem jeito que dê jeito” foi incluída na trilha sonora do filme “At play in the fields of the lord”, de 1991. Foi Também gravada pelo cantor brega Falcão no disco “A besteira é a base da sabedoria”. Em 2000, a EMI lançou um CD com vinte composições de sua autoria, dentro da série “Raízes do Nordeste”.
Raimundo Soldado morreu aos 55 anos em 17 de setembro de 2001, vítima de meningite, em Timon, no Maranhão.
Realizou uma fusão entre a música nordestina e a música pop, utilizando arranjos comuns nas músicas da jovem guarda, misturados a sons de origem na musicalidade nordestina. Em 1980 lançou pela EMI seu primeiro disco, com diversas composições de sua autoria, entre as quais “Menina linda” e “Sanfona branca” e “Fiquei tão triste” em parceria com Zequinha. Em 1981 lançou o segundo disco, ainda pela EMI, com músicas de sua autoria, como “Mulher orgulhosa”, “Conquistando o mundo” e “Minha garota”. Em 1983 lançou novo LP, com, entre outras, “Malena” e “Esqueça”. Em 1985 gravou “Lambada nº 4” e “Forró da prainha”, em seu quarto disco pela EMI. Em 1987, gravou, entre outras, “Forró no Piauí”, “Eu quero você” e “Vontade louca”, todas de sua autoria.