Ícone do site 100% PIAUÍ

Cronicando o Piauí: Fora do sistema

Há várias formas de lutar. Até quando não lutamos há uma tática. As estratégicas são individuais e pessoais para enfrentar o mundo profano: penso eu! Resolvi não participar da matrix. Fica de fora do sistema. No ostracismo. E até aceitar ser chamado de preguiçoso, irresponsável, etc, etc e etc, mas jamais me enquadra nesta loucura insana.

Quando percebi, que tudo que fizesse, só estava servindo a fins escusos, resolvi me abster do ponto, do expediente e da hora-extraordinaria. Pois tudo não passa de ilusão e mentira. Esperar para me arrepender, de ter passado uma vida inteira empregando meus dias em dejetos, para chegar à conclusão de que tudo é em vão, saí pela tangente.

Quando vi as pessoas partirem sem levar nada e levar um monte de barro na cara, vi que não passava de vaidade juntar um amontoado de tralhas velhas sem serventia alguma no mundo etéreo. Quando li Arthur Schopenrause falando de um mundo de representação e vontade, notei que eu não passava de uma personagem. Que não passava de uma máscara totalmente programada. Um fantoche. Um mamolengo. Uma marionete. Resolvi ser uma espécie de “bobo da corte”. Usando da figura da ironia para passar por “Jeca Tatu” e segui em paz. Deixando os super-mans nas suas tribunas.

Vi que os títulos eram o afago do idiota. Vi que eu não passava de uma minhoca. Esse papo de fidalguia é pura bobagem. Não sou nababesco, e não estou nem aí. Vejam que o imbecil adora um púlpito e um microfone. Seja o mesmo nos palanques políticos ou nas igrejas. Lá, estão eles de peito estufado e com uma retórica maçante e massacrante. Os paletós e as gravatas lhes caem bem.

No homem do campo, encontrei mais coerência, mais virtudes e mais tempero. A simplicidade e a fé dão sentido à jornada. Uma vida de poucas posses e de muito desapego. Por mais humilde que seja a morada, há sempre um cafezinho pronto a ser servido. A acolhida vem montada num sorriso. Na sala, duas ou três cadeiras, mas a alegria não cabe no cicerone. Depois do café, vem o convite para ficar pro almoço. O espaço que falta na casa está guardado no coração.

Se for ficar pro pernoite, arma-se rede na sala, na cozinha, no alpendre… contando que todo mundo é bem vindo.
Hoje, meu divã é meu quintal, os pássaros e o psicanalista fica sentado no céu, mas o que mais acontece nas nossas sessões são embates ferrenhos. Ele, o Divino, tem que me dizer: Como vim parar aqui? O que estou fazendo aqui? Por que o mal tem tanto poder em detrimento do bem? Por que quem rouba tem tanto sucesso na vida? Por que não se ceifa o joio e se rega o trigo?

Ora, toda desgraça tem o aval, a anuência e o penhor de Deus. Nada pode acontecer sem que Ele autorize. O diabo só persegue a Jó e toda sua família, depois que Deus o autoriza. O diabo é fichinha e fraco diante Miguel. Não tem ingerência alguma sobre o ser humano. É só mais um idiota tal qual a mim. Tudo só acontece, porque Deus permite. Nada está fora do controle de Dele. Nem uma folha pode cair sem que Ele determine.

Sair da versão mobile