Ícone do site 100% PIAUÍ

Cronicando o Piauí: Pé na estrada

É mais ou menos assim: Preparamos as bagagens e abastecemos os carros no dia anterior. Às 5 da matina, já estamos na estrada, BR 332. Em Altos, que dista 42km, o movimento em frente ao mercado, que fica no largo da Matriz, ainda é manso. As bicicletas e as motos ainda não pulverizaram a avenida principal. Na saída esbarramos com a placa indicando a entrada pra cidade de Coivaras. Bem onde passam os trilhos. Chegamos à cidade de Campo Maior(82km) – terra da carne-de-sol, da cera de carnaúba e de mulheres.

Trabalhei lá no Banco do Brasil de 2000 a 2002. Deixei muitos amigos por lá. Na saída, uma placa indicando a entrada pras cidades de Castelo do Piauí, Sigerfredo Pacheco, Juazeiro do Piauí e São Miguel do Tapuio, Assunção do Piauí… Passamos pelo Monumento da Batalha do Jenipapo, pela entrada de Boa Hora, de Jenipapo e seguimos pras cidades de Cocal de Telha e Capitão de Campo. Em Piripiri(160km) passamos pela entrada de Pedro II(terra da opala) e paramos no restaurante e pousada do meu amigo Chico Jovem. Botamos o papo em dias, fuxicos da politicagem, e tomamos café. Despeço-me e prometo encosta na volta pra almoçar por lá. Na saída, a entrada pra casa dos país do humorista João Cláudio Moreno e pro Caldeirão.

Mais na frente a estrada de Tianguá/CE e a entrada de Sete Cidades. Pegamos pra Brasileira, pra Piracuruca, que dista 98km de Canto do Buriti. É a parte mais longa da viagem, falta não acabar. Passamos na Volta da Jurema, uma curva acentuada, perigosíssimo, onde faleceu num acidente automobilístico o jogador Rui Lima. De Canto do Buriti pra Parnaíba são 35km, onde sempre toma um cafezinho preto nas bancas em frente à Igreja Matriz. Pronto, agora já começamos a sentir no rosto a brisa do mar. Entramos verdadeiramente em clima de praia. Em Parnaíba, ao lado do Terminal Rodoviário, fica a entrada pra Barra Grande, Cajueiro da Praia, Camocim/CE, Jericoacoara…

Não passo mais pelo Centro da cidade. Pego o Rodoanel e evito o trânsito. Já saiu na PI, que, pra esquerda pegamos pra Ilha Grande, onde fica a praia da Pedra do Sal, e pra direita pegamos pra Luiz Correia, pousada Barra Mares, praia do Coqueiro, Barra da Praia: mar, cerveja gelada, camarão, caranguejo, mar, queijinho assado, ostra, água de coco, mar, uísque, refrigerante, felicidade, crepe, gargalhada, água mineral com gás, manjubinha… o almoço é no Restaurante da dona Maria: peixes deliciosos. Pecado da gula. Despois, casa, rede, dormir e sonhar. Às 17h, mar, cervejinha de leve e uma batatinha frita e mais mar.

Sair da versão mobile