Ícone do site 100% PIAUÍ

Cronicando o Piauí: Pense num presságio…

Acordei e fui ao quintal. Estava debaixo da mangueira, quando, um amigo bem-te-vi, cagou à altura do meu peito, literalmente. Dizem os antigos sábios, que é um bom presságio.
Demorei a banhar, com pena de ter que lavar o enigma. Fiz minhas tarefas conduzindo sobre o peito o anúncio, a marca, o sinal, o mistério. Ágora, um sábio grego, dizia ler os dias, os acontecimentos e o tempo, através do canto dos pássaros e do voo das aves.

“E Jesus passou por entre eles sem ser percebido” (Evangelho).

Sou aficionado pelo mundo místico. Sou ocultista… Os três reis magos – Baltazar, Belchior e Gaspar -, viram a estrela anunciar o nascimento do Menino Jesus numa manjedoura na gruta de Belém. Os presentes vinham carregados de mistérios. O ouro para chanceler a realeza, a mirra para anunciar a ressurreição e o incenso para confirmar a divindade.
Voltei a ler a Bíblia para tentar interpretar, entender o lado oculto. Assim, como fazem os cabalista, os gnósticos… Leio compulsivamente o Livro da Revelação – Apocalipse. Os quatro animais me fascinam. E, em especial, o quarto, que é diferente dos demais.
Na minha, parca concepção, este animal, esta serpente, é o petróleo. A pantera, sobre a qual, é feita uma alegoria ou uma analogia. É preta e é rápida, veloz. Depois da descoberta do petróleo, o mundo tomou um novo ritmo. Mudou o rumo do mundo. Ele corre por baixo da terra feito uma serpente.

“A mulher vai pisar a sua cabeça e ela vai morder o seu calcanhar” (Apocalipse).

As igrejas são construídas sobre a terra onde a serpente reside. “Abri-se a terra para engoli a serpente” (Apocalipse). A serpente comendo a própria calda é justamente a extinção do ouro-negro, por ser uma fonte de energia não renovável. Com o esgotamento dele o mundo vai estagnar. Tudo, absolutamente tudo, hoje em dia depende do mesmo para sobreviver. Até as roupas são sintéticas. O algodão aposentou-se. Se se inuma uma pessoa vestida numa roupa de tecido sintético, daqui a 30 anos, exumá-la, o tecido vai está intacto.

“Meu Senhor e meu Deus!”
(Tomé – ao tocar a chaga do flanco de Cristo).

Ficava intrigado, quando, na estátua do sonho de Nabucodonosor, rei da extinta Babilônia, ele diz que os pés e os dedos dos pés são feitos de argila. A cabeça é de ouro, o peito de prata, a cintura de bronze, por que, metal, metal, metal e, por fim, barro!? Os pés de argila? Ora, porque ele é simplesmente uma mercadoria de lei. Mais desejado do que o ouro-amarelo, é o ouro-negro. Porque nos pés, porque é quem toca à terra. Somente depois do mesmo é que o homem vai poder voar. Foi justamente quem deu velocidade ao mundo. Antes dele, andávamos a burro e a cavalo.

“Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”
(Versículo do apóstolo Pedro ou Cefas).

Causava-me espécie a figura do dragão. Ora, se olharmos para uma plataforma de petróleo, em meio ao mar, veremos dragões lançando chamas dia e noite. O crocodilo do Nilo no Egito, me deixava tonto, zonzo. Em qualquer usina de petróleo veremos a figura dos dragões. Seja ela em terra ou em alto-mar.

“Vá venda todos os teus bens, doa aos pobres e siga-me!”
(Jesus ao jovem rico).

Ficava encucado, tresloucado com as rãs das dez pragas lançadas sobre o faraó e o Egito. Elas saem do rio Nilo e invadem todos os compartimentos do palácio e todas as residências dos egípcios. Associei-os a televisão e ao computador. Ora, quem dar vida aos dois aparelhos? As hidrelétricas ou os rios! Caramba!
Um dia, sentado à escrivaninha da minha filha Ananda, divagando em pensamento, olho e vejo, de perfil, um PC (computador pessoal). Caramba! É verdadeiramente a imagem de uma rã descansando sobre cabeça de uma pedra. Então, as “rãs”, que iriam invadir os lares e perturbar as famílias, implodindo-as, eram a TV e o PC!?…

“Pai-Nosso que estais no ceu/ santificado seja o vosso Nome/ Assim na terra como no Céu”.

Sair da versão mobile