Ícone do site 100% PIAUÍ

Cronicando o Piauí: Rolê de moto

Hoje sou rio. Tendo o asfalto como leito e minha moto feito barco. O primeiro porto a ser visitado é a “Cidade do Detran”, ao lado estádio Albertão, para dar entrada na renovação da minha CNH.
Levo comigo, à mochila, às costas, a carteira de identidade, o comprovante de endereço, a CNH e o CPF.

Dirijo-me aos prestadores de serviços avulsos ou autônomos para imprimir a taxa da renovação e tirar xerox dos demais documentos.
Saiu e entro na fila indiana do “Pague Contas”. Duas caixas atendendo e uma terceira a fitar a tela do celular. À testa do seu balcão uma placa com os dizeres: “Caixa encerrado”.

Tico tac tic tac tic tac…

Com o comprovante pago à mão, dirijo-me ao balcão de atendimento do Detran para pegar uma senha(a de número 110) e esperar o atendimento.
Sento-me ao lado de um cidadão moreno, de braços roliços, com bigode arqueado, com sobrancelhas soberbas e um relógio de visor extravagante, que começa a resmungar com respeito a quantia de grana que circula nos cofres do Departamento de Trânsito do estado e ninguém ver o retorno em benefício das ruas, avenidas, estradas, rodovias e etc.

Tic tac tic tac tic tac…

Chega minha vez para ser atendido no guichê “7”. Entrego um alfarrábio de documentos e cópias e o comprovante da taxa. A atendente digita alguns dados, imprimir uma folha com o encaminhamento ao oftalmologista e pede para eu assinar verso e anverso.
Manda-me aos guichês de fotografia e para acolhimento das digitais. Não há senha. Vai-se chegando e se posicinando à fila. Sou o oitavo.

Tic tac tic tac tic tac…

Firmo a postura a pedido da funcionária para tirar a 3×4. Depois, feito um ser automato, sigo os comandos:

“- Ponha o polegar da mão direita, ponha o indicador; ponha o polegar da mão esquerda, ponha o incador…”.
Fiz os procedimentos por três vezes.
Agora, dirijo-me aos guichês: “1” ou “2”, para marcar o exame de vista e saber qual a clínica e endereço. Novamente, à fila, sou o oitavo, mas acabo sendo o 13°. Pois chegam os idosos, as gestantes, as mães com filho de colo e os cadeirantes. Fora os apaniguados.

Tic tac tic tac tic tac

“- Sua clínica é a Consultran, à Rua Rio Grande do Sul, n° 70 – próxima ao Supermercado Carvalho da Av. Frei Serafim!”

“- O senhor tem dez dias de prazo!”

Sair da versão mobile