Ícone do site 100% PIAUÍ

Cronicando o Piauí: Sessão da Tarde

Hoje, quero viver a “Sessão da Tarde” na personagem do famoso Manda-Chuva, meu eterno herói, em sua soberba lata de lixo, tendo como escudeiro o vilão Catatau, na perseguição do Guarda Belo.

Sendo ainda pequeno sólido, sou líquido em imensidão. Minha vivenda, no limite da linha tênue do horizonte, é em casa de palha com chuva rala no final da tarde. Sigo sobre pernas leves de pequena monta para desfrutar das paisagens naturais e das manhãs banais, mas socorro-me dos sonhos frágeis e das miragens em pleno oásis para varar a Via Láctea.

O meu mundo, aqui, é de papelão, trivial e de plástico, pois, minha peregrinação por estas paragens, é efêmera, cara e rara. Por ser um viajante lunático, turista acidental, numa nave de lata, vindo de outras galáxias, o concreto e o ferro, para mim, são seco, frio, duro e me fazem mal. Trago um coração pulsante e pujante para tragar o cheiro da flor em noite de orvalho. Meus utensílios são parcos não enchem uma sacola ou uma sala. Meus acessórios são um crucifixo ao peito, com o Cristo estendido, e uma mão agrícola envelhecida esperando uma esmola com dedos de aranha.

Como sou estranho, por aqui, não tenho que fincar postes ou bens patrimoniais, dos quais, nunca irei desfrutar. O que ganho procuro logo gastar. Não tenho tempo para juntar. O que planto pela manhã, à tardinha colho e apresso-me em gastar. Bom mesmo é ser e viver livre de pernas pro ar. Sem planos, sem projetos, sem amarras, sem apegos, sem preocupação pelo amanhã… viver e morrer de desencantos e desenganos, porém, encantado.
Minha canoa, furou o calendário gregoriano: não sei quando é segunda nem sábado. Sem rima e sem rastro. Minha jangada voa à toa: sobrevoa riacho, rio, praia, céu e mar… verdadeiro Zepelin do cangaço.

Um dia serei Robin Hood, da era tecnológica mais avançada, assim, junto com o Frei, e minha turma underground, roubaremos dos abastados e distribuiremos aos paupérrimos. O software será o meu arco; e o hardware, a minha lança. O meu cavalo será o meu teclado e os meus companheiros todos serão hackers.

Sair da versão mobile