Ícone do site 100% PIAUÍ

Cronicando o Piauí: Uma mensagem de saudade

“Estou mandando essa mensagem só pra dizer que sinto saudades suas!” Às 6:30, deixo o J. na Justiça Federal. Retorno e vou correr na pracinha. Encontro a Sandra, vizinha, e a dona Zulema, já em plena atividade. Aqueço-me e… Banho e vou à panificadora comprar pão, leite e manteiga. Tomo café e… Vou à Piçarra comprar um cutelo. Passo no J. J. e tomo duas cervejas… Passo no posto de gasolina, abasteço a moto e calibro os pneus (26 libras no dianteiro e 32 no traseiro). O celular toca, é o Carlim: “Às 3:30, vou ao terreno. Vamos!?” Confirmo que sim. Executo as tarefas domésticas e vou à casa da mamãe.

O Walcácer, meu irmão primogênito, está sentado debaixo da sombra na calçada à porta da casa com minha cunhada Nádia. Chega o professor Pedro e começa a falar de Matemática. Chega a dona Janete e começa a debulhar a sua vida pregressa, quando era normalista na Escola Normal. Passa o Zé de bicicleta, filho do finado Rola-pincel, e nos cumprimenta. Para uma senhora no carro e pergunta qual é a rua Costa Rica – casa da dona Meru. Indico-lhe e volto à roda de conversa. O Tim chega e confirma a nossa ida à casa do nosso tio Sampaim. “Às 2h, aqui na casa da mamãe!” Blz.

Desço pra almoçar e descansar um pouco. Ligo a TV. Meu vício. Meu tendão de Aquiles. Tiro uma sesta e o despertador toca. Levanto, escovo os dentes, banho e espero os meninos. A buzina anuncia a chegada. Fecho a casa…Chegamos ao bairro Tabuleta, rua… casa 867. Tocamos a campainha uma, duas, três… e ninguém aparece. Retornamos e fomos ao terreno do Tim na estrada do povoado Alegria. O Assis está capinando com seu filho Mateus. Demoramos um pouco conversando com eles. O celular toca. “Bora!?” É o Carlim. Estou chegando na Biss. Enquanto ele vai terminando de empacotar os mantimentos dos pedreiros, tomo uma água mineral com gás e uma Devassa bem gelada. “Vamos!?” Ele liga o som e bota SPC(Só Pra Contrariar) e o Raça Negra. Pagode de vergonha.

Compramos dois combongós no Dirceu, compramos 6(seis) sacos de cimento na Av. João XXIII, compramos uma pia na Av. Zequinha Freire e descemos pelo Planalto Uruguai para sair no povoado Santa Teresa. Passamos no bar do Carlim, irmão do nosso amigo Reginaldo, no povoado Coroatá. Chegamos à Vivenda Buriti, os meninos descarregam o carro e fomos vê o Pedro tirar a macaxeira… O Carlim conversou com os pedreiros e acertou os últimos detalhes. Na volta o celular entra em área e as mensagens e os vídeos caem aos montes. Abro a tela primária, vou ao WhatsApp, vou à L. e leio a mensagem: “Estou mandando esta mensagem só pra dizer que sinto saudades sua!”.

Beijos!!!

Sair da versão mobile