100% PIAUÍ

Evento gastronômico “Begê Sabor” movimenta litoral do Piauí, em Agosto

80896437 - peixada catarinense - brazilian fish stew

Begê Sabor e Sol é o nome do festival que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, SEBRAE-PI, realizará, entre os dias 16 a 19 de agosto, em Barra Grande, praia paradisíaca do litoral piauiense, localizada no município de Cajueiro da Praia, distante 400 quilômetros ao norte de Teresina.

O nome do evento foi pensado como uma maneira charmosa e sofisticada de fazer referência à Barra Grande, uma das praias mais bonitas e badaladas do Piauí. O foco é a gastronomia e o turismo e já está tudo pronto para o evento.

Begê Sabor acontece neste mês de agosto, em Barra Grande-PI

“Estamos empenhados na realização desse evento, que deve movimentar aquela região. A expectativa é atrair muitos visitantes e fomentar bons negócios para as empresas que atuam na cadeia produtiva do turismo. Além dos sabores locais, queremos destacar as belezas naturais e todo o potencial de Barra Grande, promovendo uma experiência gastronômica e turística em um cenário paradisíaco”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Mário lacerda também ressaltou que “Os festivais gastronômicos impulsionam o turismo e são tendência mundial, estimulados pelo grau de exigência que os consumidores têm na atualidade, baseados em novos modelos de consumo. O Sebrae já tem ampla experiência no desenvolvimento de festivais  de sucesso e esta ação vem a somar com o trabalho que já realizado no âmbito do Projeto Rota das Emoções, consolidado  na região – o qual envolve os Estado do Piauí, Maranhão e Ceará”.

Uma parceria visando à realização do festival foi firmada entre o Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai, de modo a viabilizar a permanência em Barra Grande, durante uma semana, de um caminhão estruturado com modernos equipamentos de cozinha para capacitação de profissionais envolvidos no segmento da gastronomia. Em agosto, durante o festival, o caminhão retornará para o desenvolvimento de novas capacitações em benefício da comunidade.

Quem vai estar no litoral piauiense durante o Festival Gastronômico Begê Sabor e Sol, são os irmãos Thiago e Felipe Castanho. O chef paraense Thiago Castanho, que é considerado um dos mais inovadores do país e citado pela revista Forbes na lista dos 30 brasileiros com destaque nacional, assina o festival.

Thiago Castanho já conquistou premiações internacionais, além de três prêmios como Chef do Ano pela revista Comer e Beber Belém e, ainda, Chef do Ano pela Prazeres da Mesa. O chef é também coautor do livro “Cozinha de Origem”. Em Barra Grande, ele ministrará uma oficina gastronômica durante a qual o irmão Felipe fará uma sobremesa e fará um talk show com jornalistas e empresários falando um pouco da sua experiência no ramo da culinária e de suas vivências no Piauí, destacando o potencial da gastronomia local.

Os irmãos Thiago e Felipe Castanho farão parte do evento gastronômico

“Esta minha segunda visita ao litoral piauiense será uma oportunidade de imersão. Quero conhecer mais a cidade principal, que é Parnaíba, bem como explorar mais o mercado local, além de trocar experiências com os empresários da região”, destacou o chef que esteve em Barra Grande no início de julho quando ministrou palestra para os empresários daquela localidade, como parte das ações preparatórias para o festival.

Na oportunidade, o chef Thiago reuniu-se com empresários para tratar de tendência do segmento de alimentação, bem como propor intervenções para o processo de criação dos pratos que serão elaborados para o evento.

Thiago evidencia que “Barra Grande já conta com forte apelo ligado ao turismo, sendo que relacionar o destino a uma rota gastronômica diferenciada vai mudar para melhor o já promissor cenário local”.

O chef que atua no segmento há 18 anos, é proprietário de restaurante em Belém, tem experiência internacional, além de ser destacado consultor e apresentador de programa de TV relacionado à gastronomia. Castanho vai fazer palestra durante o Festival Begê sobre questões relacionadas à cozinha contemporânea.

“Ao realizar o Begê Sabor e Sol, o Sebrae no Piauí está na vanguarda e antecipa um  futuro bem mais promissor para esta região litorânea”, avalia Castanho. Segundo ele, o futuro está cada vez mais direcionado para investimentos em gastronomia.

Também em julho, o chef Naim Santos esteve em Barra Grande realizando uma oficina para os estabelecimentos que já garantiram participação no festival. Na oficina, ele ensinou receitas de molhos, saladas, frutos do mar, carnes e massas, finalizando com dicas para um bom café da manhã. Naim Santos atuou por muito tempo na capital paulista, disseminando os sabores do Piauí, através de receitas que uniam a gastronomia moderna a ingredientes típicos locais, que é a sua marca registrada. Essa atividade foi uma parceria com o Serviço Social da Indústria, Sesi.

O FESTIVAL

Durante o festival, 30 estabelecimentos do segmento de alimentos e bebidas, localizados em Barra Grande e Barrinha, vão disponibilizar pratos a preços promocionais. Destaque-se que estão sendo realizadas consultorias gastronômicas junto aos restaurantes para que o melhor da culinária local seja apresentado no evento.

Além disso, durante o Begê Sabor e Sol serão desenvolvidas, numa ampla arena na praça principal de Barra Grande, diversas ações focadas no fortalecimento dos negócios locais, as quais envolvem a realização de encontro de negócios entre empresários e fornecedores de insumos; oficinas de preparação de pratos a base de caju, bem como geleias e licores, exposição de artesanato, palestra sobre energias renováveis e uma réplica  da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, PAIS – tecnologia rural voltada para produção orgânica.

No que se refere ao turismo, serão trabalhados pacotes promocionais de hospedagem, uma parceria com os empresários locais, além de roteiros turísticos diferenciados chamar a atenção e despertar o interesse até mesmo de quem já visitou a pequena vila em outras oportunidades.

“Aqui a hotelaria cresceu muito mais que a gastronomia e esta é a hora  de impulsionarmos este promissor segmento”, diz a empresária Tiara Ibiapina, entusiasmada com o festival, destacando que a família dela está empreendendo em Barra Grande há 33 anos. A empresária acaba de inaugurar um restaurante de cozinha contemporânea que já está inserido no Begê Sabor e Sol.

Com informações de: Sebrae

Sair da versão mobile