100% PIAUÍ

Exposição que acontece no Mercado Central divulga forma de vida de vaqueiros

O vaqueiro de hoje não difere de antigamente. Um trabalho manual, quase que artesanal, de montar no lombo de um cavalo, entoar aboios que hipnotizam centenas de cabeças de gado, percorrer os sertões afora de sol a pino, arriscam suas vidas em plena caatinga nordestina, um homem humilde que roga a Deus e seus santos em festas de apartação, um verdadeiro herói do sertão.

 Para mostrar parte da história do vaqueiro piauiense, está sendo realizada uma exposição de Aureliano Muller, intitulada de “Fé e Raça”. A exposição e fica disponível ao público até quinta-feira (29), no Mercado Velho.

De acordo com o artista, o objetivo é divulgar a forma de vida dos vaqueiros. “Quero mostrar a esperança e fé dos vaqueiros, além da sua importância para nossa colonização e suas dificuldades”, afirmou. Aureliano retrata em suas fotografias uma figura essencial na história do Piauí, o vaqueiro.

A galeria fica aberta de segunda a sexta, de 08h às 17h30. A entrada é gratuita. O Mercado São José, popularmente conhecido como Mercado Central ou Mercado Velho, está localizado próximo às margens do Rio Parnaíba, entre as ruas Areolino de Abreu e Riachuelo.

Sair da versão mobile