• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
sexta-feira, abril 24, 2026
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Destaques

Exposição transforma crônicas em arte e inspira superação

A mostra ressalta uma vivência inspirada no exemplo de vida do médico Benjamim Pessoa Vale

17 de maio de 2018
CurtirCompartilhar

O Projeto “Abrir os olhos para enxergar o mundo” foi oficialmente aberto nessa terça-feira (15), no Complexo Cultural Club dos Diários. O governador Wellington Dias, a vice-governadora Margarete Coelho, diversas autoridades e convidados estiveram presentes conferindo a exposição de quadros e esculturas que ressaltam uma vivência inspirada no exemplo de vida, na trajetória de superação, e nas crônicas escritas pelo médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale. A exposição estará aberta ao público de 16 a 21 de maio, no Club dos Diários, em Teresina, com entrada gratuita. A expectativa é que ela também seja levada a outros municípios piauienses.

De acordo com Benjamim, a exposição é uma reunião de talentos que transformou a ideia na forma de crônica em arte. “É a união da poesia com a arte, que vai se transformando por meio da educação. A nossa expectativa é trazer as escolas do Piauí com uma visita orientada e chamar atenção para essa construção de novas fontes de educação, fomentada pela cultura. O ser humano batalha tanto e a sua trajetória é tão importante quanto a sua chegada”, comenta o médico nascido em Coelho Neto, no Maranhão, e que, apesar da infância difícil e de ter começado a estudar tarde, formou-se em medicina e hoje é referência em neurocirurgia.

A mostra reúne obras de Fátima Campos, Rogério Albino, Juscelino Nunes, Eulália Pessoa, Valdeci Ribeiro, Rafael Albuquerque, Manoel Soares, Reisinha Barbosa, Stênio Ferreira, com curadoria de Elsa Elvas, direção artística de Kalina Rameiro e projeto arquitetônico de Ronaldo Veras.

Margarete Coelho revelou estar encantada com o projeto. “É tão diferente, é como entrar em uma ciranda encantada. Fui arrebatada por esse projeto que de forma muito criativa foi estruturado”, disse a vice-governadora.

O governador também gostou do que viu. “É uma iniciativa conjunta liderada pelo dr. Benjamim, que nasceu do outro lado do rio, mas que bebeu da água do Parnaíba, e, para a nossa alegria, vive o dia a dia no Piauí com a sua família. Um médico neurocirurgião, respeitado não só no Piauí, mas no mundo. Estou muito feliz e surpreso com o que estou vendo aqui e reforço o convite para quem vive em Teresina, ou que está visitando a cidade, para vir visitar a exposição. Vale muito a pena”, enalteceu Wellington.

Além da exposição, haverá diversas oficinas e palestras.

Programação:

16 de maio
Exposição aberta ao público e visita dirigida
19h30 – Palestra com Marcelo Conti – Especialista em Leis de Incentivos e Desenvolvimento de Projetos
Local: Teatro Torquato Neto
Público Alvo: Artistas participantes do projeto e convidados

17 de maio
Exposição aberta ao público e visita dirigida
17h – Bate-papo com participação de Walcyr Carrasco, Médico Neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, e representantes do Instituto Cultural Saber e Ler, Projeto Rallyteca e Fundação Educacional Mandacaru
Local: Theatro 4 de Setembro
Público-alvo: educadores

15 a 21 de maio
Espaço de Leitura Maria Branca
Dias 16, 17, 18 e 21 de maio
Oficina de fotografia com o piauiense Sérgio Caddah

Dias 16,17, 18 e 21 de maio
Oficina de audivisual – BMK, com o diretor de fotografia Victor Oliveira, e os jornalistas Maiko Magalhães e Karine Massacani

Dias 18, 19, 20 e 21 de maio
Exposição aberta ao público e visitas dirigidas

.

Com informações de: Tamyres Rebeca

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Comunidade Correntes recebe 1º Festival do Coco Babaçu; evento será 31 de maio
  • Euler Monteiro idealiza 1º Festival do Coco Babaçu em Piripiri
  • Festival celebra a força e a tradição das quebradeiras de coco babaçu
  • Sesapi promove encontro para garantir cuidado integral a usuários dos CAPS e fortalecer políticas de saúde mental no Piauí
  • Governo do Estado fortalece regionalização da saúde e inicia construção de Centro de Parto Normal em Corrente
  • Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio
  • Uespi lança edital com 1.180 vagas para cursos gratuitos de línguas nesta segunda (20)
  • Magno Soares lidera pesquisa em Castelo do Piauí com ampla vantagem
  • Festival do Coco Babaçu celebra tradição centenária e protagonismo das quebradeiras no Piauí
  • Bancada do PSD anuncia Marden Menezes como líder na Assembleia
  • Com mais de R$ 29 milhões, Rafael inaugura rodovias e destaca impacto econômico em Capitão Gervásio Oliveira
  • Escola de Música Possidônio Queiroz recebe Coral 60+ da Uespi para oficina e apresentação especial

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio

Comunidade Correntes recebe 1º Festival do Coco Babaçu; evento será 31 de maio

23 de abril de 2026
Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio

Euler Monteiro idealiza 1º Festival do Coco Babaçu em Piripiri

22 de abril de 2026
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In