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Importante Ponto Turístico da capital contará com novidade

 

O Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada deverá receber um píer (passarela sobre a água). O objetivo é que píer sobre o Rio Poty aumente cada vez mais a visibilidade de um dos mais procurados atrativos turísticos da capital.

A obra que deve ser realizada pela Prefeitura de Teresina através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), conta com recurso no valor de R$ 250 mil para a construção, revitalização e reforma de infraestrutura de orlas e terminais fluviais, lacustres ou marítimos de interesse turístico.

“A Ponte Estaiada recebe muitos turistas de fora e a própria comunidade de Teresina tem o hábito de frequentá-la. A intenção com esse projeto é ampliar as opções de acesso, trazendo para perto o esporte náutico e as embarcações que navegam nas águas de nossos rios”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Aluísio Sampaio.

 Ponte Estaiada

A Ponte Estaiada que recebeu o nome de Mestre João Isidoro França foi projetada para as comemorações dos 150 anos de Teresina. Inaugurada em março de 2010, é um dos mais importantes pontos turísticos da capital piauiense.

Imagem Portal Cidade Verde

Localizada sobre o Rio Poti, a ponte facilita o deslocamento entre as regiões central e leste da cidade.

A ponte, feita de concreto protendido e sustentada por estaios (cabos), tem comprimento total de 363 metros e largura de 28,30 metros. Ela possui duas pistas de rolamento, com três faixas cada uma, além de passeio para pedestres.

A ponte conta ainda com um mirante fixado a uma altura de 95 metros e área de 125 metros quadrados. A obra é a única edificação do continente Americano que possui um mirante fixado em um mastro central. Para chegarem até ele, os visitantes contam com dois elevadores panorâmicos, cada um com condições de transportar 10 pessoas. A capacidade máxima do mirante é de 100 pessoas simultaneamente.

Uma das grandes preocupações na construção da ponte foi a não agressão ao meio ambiente. Assim, evitando que fossem construídas colunas de concretos dentro do rio, o que acontece normalmente em construções de pontes.

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