100% PIAUÍ

Investimento no estado: Piauí pode se tornar maior produtor de energia solar do mundo

A ENEL Green Power, maior empresa privada do setor elétrico no Brasil, quer explorar as terras piauienses em busca de criar novos projetos de energias renováveis, trazendo benefícios ao estado. Os municípios de São Gonçalo do Gurguéia e Lagoa do Barro serão as áreas contempladas com o material. Lucile Moura, assessora para assuntos estratégicos do Governo, destaca que a ENEL possui a licença ambiental, licença de instalação e tem canteiro de obra sendo instalado.

– É um parque que vai gerar 476 megawats de energia, distribuído em nove subparques”, diz Lucile, citando que a empresa tem uma política de implantação de parques solares em que aproveitam o leilão para expandir a capacidade de geração, exatamente, para vender para o mercado – pontuou.

A ampliação em geração de energia vai para o número de 878 megawatts, sendo que 476 MW é para atender o que foi contratado no leilão e vão gerar também 402 MW para vender. A meta é produzir mais de 1,3 GW de Projetos de Geração de Energia Renovável no Estado nas duas cidades, num investimento de cerca de R$ 1 bilhão, tornando o parque de São Gonçalo do Gurguéia o maior do mundo, segundo as pretensões do governo.

Em São Gonçalo, todo o parque terá 13 subparques, sendo 9 para atender ao contrato decorrente do leilão, com data e prazo definidos para entrega; e 4 subparques, cuja produção será comercializada.

Sair da versão mobile