• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
domingo, junho 15, 2025
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Destaques

Ministério da Saúde decide comprar vacinas da Pfizer e da Janssen

3 de março de 2021
CurtirCompartilhar

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira, 3, que irá comprar as vacinas da Pfizer e da Janssen, após meses rejeitando propostas destas empresas. Segundo a pasta, o ministro Eduardo Pazuello pediu para a sua equipe “acelerar” os contratos. Em reunião com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o general afirmou que a compra com a Pfizer poderia ser concluída ainda nesta quarta.

A fala de Pazuello ocorre no momento de explosão de internações e colapso de sistemas de saúde em todo o País. O governo é pressionado para ampliar a oferta de imunizantes, mas Pazuello e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) rejeitam há meses a oferta da Pfizer.

O ministro não informou quantas doses da Pfizer devem ser compradas. Em apresentações recentes a prefeitos e governadores, Pazuello disse que a negociação seria por 100 milhões de doses, mas com a entrega de uma primeira parcela de 8,71 milhões de doses em julho. O restante, entre outubro e dezembro.

A Câmara aprovou na terça-feira, 2, um projeto para que a União possa assumir as responsabilidades por eventuais efeitos adversos de vacinas da covid-19. Trata-se de exigência da Pfizer e da Janssen que o governo vinha apontando como abusiva.

Como revelou o Estadão, esta permissão chegou a ser colocada em versão prévia da medida provisória 1.026/2021, com aval da pasta de Pazuello e da área jurídica do governo, mas foi excluída do texto final, publicado em janeiro.

Pazuello também pediu para a sua equipe acelerar a compra da vacina da Janssen, segundo apurou o Estadão com um auxiliar do ministro. Este imunizante tem eficácia de 66% e exige a aplicação de apenas uma dose, mas ainda não tem aval para uso no Brasil. O Brasil negocia 38 milhões de doses desta vacina, que chegariam ao País a partir de outubro.

A vacina da Pfizer foi a primeira a receber registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contra a covid-19, em 23 de fevereiro. O imunizante tem eficácia global de 95%. Para a população acima de 65, alcança 94%, segundo avaliou a agência sanitária.

Apesar da alta eficácia, Bolsonaro desdenhou em mais de uma oportunidade da proposta do laboratório para venda da vacina. “Lá no contrato da Pfizer está bem claro: ‘Não nos responsabilizamos por qualquer efeito colateral. Se você virar um jacaré, é problema de você’”, disse o presidente em 17 de dezembro.

A promessa de Pazuello também pode esfriar articulações de prefeitos e governadores para a compra de vacinas em consórcio. Esta possibilidade foi levada ao ministro durante a reunião. O titular da Saúde, no entanto, tem dito que todas as vacinas com registro no País serão adquiridas pelo governo federal, não havendo a necessidade de que Estados e municípios adquiram por conta própria.

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Coral dos Vaqueiros dos Vaqueiros de União-Pi se apresentam no 1o Festival da Economia Popular e Solidária em Salvador-Ba
  • Rafael Fonteles será o entrevistado do Roda Viva (28/04), canal 02, às 22h para todo o Brasil
  • Teresina em Fotografias – Uma Jornada Pela História”: O Documentário que Retrata a Alma da Capital Piauiense
  • Carnaval de Floriano 2025: com parceria da Prefeitura de Floriano, CENDFOL e Governo do Piauí, festa se torna maior evento do sul do PI
  • Bloco das Virgens agita foliões com apoio da Prefeitura de Floriano, CENDFOL e Governo do Piauí
  • Prefeitura de Floriano lança a 3ª edição do Carnaval da Família
  • Carnaval 2025 de Floriano: Ávine Vinny comanda multidão no 2º arrastão; CENDFOL, Prefeitura de Floriano e Governo do Piauí idealizam evento
  • Carnaval da Família e festa no Cais de Floriano: alegria contagia foliões de todas as idades
  • Projeto Capacitur forma mais de 50 Alunos no Litoral Piauiense com apoio da Equatorial Energia e AEECP
  • Detonautas anuncia show da turnê “Detonautas Tour 20 anos – Acústico” em Teresina 
  • Tony Salles comanda a Abertura do Carnaval de Floriano de 2025; veja detalhes do evento
  • Rafael Fonteles forma novos policiais e inaugura Colônia Agrícola Major César e Central de Monitoramento nesta quinta (20)

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Coral dos Vaqueiros dos Vaqueiros de União-Pi se apresentam no 1o Festival da Economia Popular e Solidária em Salvador-Ba

Coral dos Vaqueiros dos Vaqueiros de União-Pi se apresentam no 1o Festival da Economia Popular e Solidária em Salvador-Ba

7 de maio de 2025
Rafael Fonteles será o entrevistado do Roda Viva (28/04), canal 02, às 22h para todo o Brasil

Rafael Fonteles será o entrevistado do Roda Viva (28/04), canal 02, às 22h para todo o Brasil

25 de abril de 2025
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In