100% PIAUÍ

Mostra Cinema em Movimento exibe filmes sobre direitos humanos em Teresina

Entre os dias 25 e 29 de junho, Teresina vai receber a Mostra Cinema em Movimento, pelo Circuito Universitário. Com o tema “Direitos Humanos”, três documentários serão exibidos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Os documentários selecionados para  a mostra foram: “Betinho – A Esperança Equilibrista”, “Humano – Uma Viagem pela Vida” e “Nunca Me Sonharam”. Após as sessões, que serão gratuitas, haverá debates sobre o conteúdo das produções, com eixo focado em Direitos Humanos.

Betinho: A Esperança Equilibrista (Foto: Divulgação)

O Entrecultura conversou com Tatiana Maciel, coordenadora geral da Mostra Cinema em Movimento, que explicou como surgiu o projeto. “O Circuito Universitário faz parte do projeto Cinema em Movimento, que a MPC Filmes realiza há 18 anos. O projeto surgiu como uma forma de levar  o audiovisual para lugares onde os filmes nacionais não chegam”, afirmou.

Nunca Me Sonharam (Foto: Divulgação/Maria Farinha Filmes)

De acordo com Tatiana, o Circuito Universitário é apenas um dos projetos dentro da Mostra Cinema em Movimento. “O Cinema em Movimento atua de quatro formas: Circuito Comunitário, com exibições em praças públicas de filmes para toda a comunidade; Circuito Escola, com exibições em escolas de ensino fundamental e médio da rede pública; Circuito Universitário, com exibições nas universidades; e o Circuito Oficina, que ministra oficinas de vídeos em escolas”, informou.

Por fim, a coordenadora da mostra falou dos desafios presentes no ato de difundir, através do cinema, a temática dos Direitos Humanos pelo Brasil. “ As pessoas ainda não sabem o que são os Direitos Humanos, por isso é muito importante que o projeto aconteça, principalmente dentro das universidades, ondem os jovens estão em um momento de formação e possam ser multiplicadores fora do ambiente acadêmico. Os desafios para levar o conhecimento do que são os Direitos Humanos é muito grande, uma parcela grande da população acredita que Direitos Humanos é para defender ‘bandido’, sem entender que, de fato, é uma forma de garantir os direitos de todos os seres humanos”, pontuou.

Confira a programação do Circuito Universitário em Teresina:

25/06 – UFPI (Campus Ministro Petrônio Portella)  – Betinho – A Esperança Equilibrista – Horário: 09h30min
25/06 – UFPI (Campus Ministro Petrônio Portella)  – Humano – Uma Viagem pela vida – Horário: 16h
25/06 – UFPI (Campus Ministro Petrônio Portella)  – Nunca me sonharam – Horário: 19h
26/06 – UESPI (Campus Torquato Neto) – Humano – Uma viagem pela vida – 16h
29/06 – IFPI (Campus Sul)  – Humano – Uma viagem pela vida – Horário: 09h30min
29/06 – IFPI (Campus Sul)  – Betinho – A Esperança Equilibrista – Horário: 09h30min
29/06 – IFPI (Campus Sul)  – Nunca me sonharam – Horário: 09h30min

Sair da versão mobile