A especialista em Educação Cultura e Identidade Afodescendente, Sônia Terra participa nesta terça feira (03), do II Café com Conversa. Na oportunidade a especialista dicutirá sobre temas como: ‘Educação, Cultura e Participação Social’.
O evento que é gratuito, será realizado no Memorial Esperança Garcia, localizado na Avenida Miguel Rosa, 3400 a partir das 17 hs.
Quem é Sônia Terra?
Sônia Maria Dias Mendes, conhecida como Sônia Terra, é natural de Teresina-PI. É Servidora Pública Municipal, Graduada em Jornalismo e Especialista em Educação,Cultura e Identidade Afrodescendente (UFPI), em Gestão Cultural (UFRPE) e Técnica em Radialismo.
Foi Presidente da Fundação Cultural do Piauí-FUNDAC por 02 mandatos, de 2003 a 2010, onde contribuiu na organização do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste. Em 2008, assume a Presidência do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. Atuou de 2011 a março de 2014, como Diretora de Políticas Públicas para as Mulheres, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania -SASC, do Governo do Estado do Piauí. Atualmente, é Assessora Técnica na Secretaria de Governo do Estado do Piauí.
Iniciou sua militância nos movimentos de igreja aos 13 anos, com catequese, grupos de jovens, na Juventude Operária Católica-JOC (movimento internacional de jovens trabalhadores), na Pastoral Operária-PO, no Centro de Estudos Alternativos-CEA. De uma geração, onde a igreja vivia a teologia da libertação e lá foi motivada a lutar pelos seus direitos.
Filha de empregada doméstica teve uma adolescência difícil. Ajudou a mãe a criar a irmã mais nova. Teve duas opções, ou se revoltava e seguia a maioria dos jovens da periferia no mundo das drogas, ou se engajava no caminho proposto pela igreja.
Consolidou a sua militância no movimento negro, no movimento de mulheres e também no movimento cultural. Participou da fundação do Grupo Afro-cultural “Coisa de Nêgo” – precursor dos grupos afros no estado, com significativa contribuição para a autoestima e consciência da população negra piauiense. Contribuiu na consolidação do Fórum de Entidades Negras do Piauí, na organização do movimento de mulheres. Atualmente é membro fundadora do Instituto da Mulher Negra do Piauí – AYABÁS.
Sônia Terra tem atuado nos mais diversificados segmentos de luta e construção política em favor da cidadania e valorização dos direitos humanos, especialmente nas questões culturais, étnico-raciais e de gênero.
“Não consigo conceber minha vida fora da luta do movimento, de estar ajudando outras pessoas, contribuindo com a vida dessas pessoas. Minha inspiração é seguir, pensar nas tantas mulheres que lutaram para conquistar seu espaço e me inspiraram a ser essa mulher negra, poderosa e empoderada”, Sônia Terra.