100% PIAUÍ

Piauí sua lindeza: Conheça a “Capadócia do Nordeste”, localizada em São José do Piauí

O Piauí é gigante e mágico. Mares, Rios, Riachos, Cachoeiras, chão batido, terra rachada, seca, uma vegetação fantástica, além de uma Fauna surpreendente. Na verdade todo, o Piauí é surpreendente e existem em nosso estado lugares jamais imaginados, desconhecidos.

Viaje comigo e conheça agora um lugar que a 380 milhões de anos era o fundo mar, que teve a presença de diversos pesquisadores e que se tornou um verdadeiro laboratório à céu aberto. Tem o tamanho de 2.500 campos de futebol, lugar de beleza rara, mistérios e enigmas. Para alguns, um santuário, para outros um grande museu, com peças esculpidas ao vento que mudam conforme sua imaginação.

Paredões de arenito que por alguns instantes remetem você às lindas imagens que só a Túrquia proporciona. Por essa razão ganhou o apelido de “CAPADÓCIA NORDESTINA”. A 30 KM de Picos, localizada na cidade de São José do Piauí (Por aqui também existe um parque com incríveis pinturas rupestres, mas isso fica para próxima semana), você pode encontrar esse lindo e ainda inexplorado paraíso.

São José do Piauí é cercada de grandes cidades e vem crescendo como ponto turístico no sul do estado

Nosso guia nessa empreitada foi um amigo de longas datas, Pedro Jardel Coutinho: “Assim que chegamos fiquei assustado com tanta beleza. Para todo e qualquer lugar que você olhe, você encontra o cenário perfeito para a foto perfeita”, contou Pedro Jardel.

A medida que anda, você adentra o labirinto de formações rochosas, e mais surpresas você encontra. As rochas e formações se transformam em figuras, desenhadas pelo vento e moldadas por nossa imaginação. A vegetação local faz é um espetáculo a parte. Mandacarus e Cactus e uma vegetação rasteira
dão o tom esverdeado que deixa tudo ainda mais fantático.

Esse imenso complexo geológico na verdade parece ter saído de um filme, por aqui você deve sempre pisar com calma e caminhar olhando para o chão. Um segundo de distração e você poderá esmagar um fóssil de pelo menos 300 milhões de anos.

Nosso guia Pedro Jardel Coutinho nos disse ainda que o local por ser totalmente
desconhecido não possui acesso algum, e chegar nas formações exige muito preparo físico, mas ao final a passagem compensa, e as imagens do nosso guia não deixam dúvidas sobre isso.

Vamos viver, vamos conhecer, vamos respeitar, vamos amar, vamos viajar o nosso estado,
PIAUÍ SUA LINDEZA.

Confira mais fotos desse paraíso localizado no nosso Piauí:

Crônica: Aldo Simeão
Informações e fotos: Pedro Jardel
Edição e finalização: Arthur Ribeiro

Sair da versão mobile