100% PIAUÍ

Piauiense lança fanzine com coletâneas femininas denominado “Desembucha, mulher!”

Foi lançado nesta quinta-feira (08), o primeiro fanzine com participação apenas de mulheres piauienses, denominado “Desembucha, mulher!”. O lançamento ocorreu às 10h, de forma virtual na plataforma issu.

A palavra fanzine vem da contração da expressão em inglês fanatic magazine, que significa em português revista de fãs. E o que isso significa? Significa que os fanzines são publicações feitas por pessoas e para as pessoas que gostam de um determinado tema em comum, sejam elas amadoras ou profissionais. Para resumir, os fanzines são revistas independentes. Antigamente eram bem rústicas, fotocopiadas. Hoje temos até alguns zines que já viraram livros, como é o caso da Capitolina.

Por seu conteúdo depender exclusivamente da paixão do fanzineiro – é como são chamados as pessoas que publicam fanzines – pelo tema abordado, praticamente existem fanzines sobre qualquer tema que você puder imaginar: ficção-científica, música, literatura, mulheres, culinária, aeronaves, e inúmeros outros, abordados sob as mais diversas formas: contos, poesias, documentários, quadrinhos e entre outros.

Segundo a idealizadora e produtora do projeto, Daniely Marques, o principal objetivo do projeto é além de impulsionar a produção literária descobrir novas escritoras. “Nossa intenção é divulgar nosso material e assim despertar e descobrir novas escritoras. Com certeza têm muita mulher boa que a gente ainda desconhece”, afirma.

O zine denominado, “Desembucha, mulher!”, é uma coletânea de textos de autoras piauienses, algumas com livros publicados, como Ananda Sampaio – o vestido, Nayara Fernandes – Asas de Pedra, dentre outras.

O material pode ser conferido na integra através do link: https://issuu.com/daniely_mar/docs/zinesegdefcor. “Por hora nosso fanzine está sendo disponibilizado apenas virtualmente, mas estamos atrás de patrocínio para que o mesmo também seja impresso”, finaliza Daniely.

 

Sair da versão mobile