• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
sábado, abril 25, 2026
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Destaques

Por unanimidade, Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra Covid-19

18 de janeiro de 2021
CurtirCompartilhar

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, por unanimidade, neste domingo (17), a autorização para o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca. Os cinco diretores deram parecer favorável à liberação dos imunizantes, acompanhando a relatora Meiruze Sousa Freitas, primeira a votar.



Em seus votos, os diretores da agência defenderam critérios técnicos e científicos para as decisões referentes à Covid-19, que todos sejam vacinados e também o distanciamento social.

Indiretamente, trata-se de uma crítica ao discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que desde o início da pandemia se posicionou contra políticas de isolamento e vem defendendo que a vacina não deve ser obrigatória, além de propagandear medicamentos sem comprovação científica, como a hidroxicloroquina.

A reunião da agência é a primeira a analisar o uso emergencial de vacinas contra a doença e é transmitida ao vivo.

São dois pedidos analisados. O primeiro foi feito pelo Instituto Butantan, que mantém uma parceria com a empresa chinesa Sinovac. O laboratório busca autorização para uso de 6 milhões de doses da vacina Coronavac que foram importadas da China ainda no ano passado.

Já o segundo foi feito pela Fiocruz, que mantém uma parceria com a farmacêutica AstraZeneca e Universidade de Oxford. A fundação pede autorização para uso de 2 milhões de doses que devem ser importadas da Índia. ?

Primeira a votar, a relatora Meiruze se manifestou a favor da concessão das autorizações para as duas vacinas. No entanto, condicionou a autorização para o Instituto Butantan à assinatura de um termo de compromisso, para sanar alguns pontos dos estudos, especialmente em relação à capacidade de provocar imunidade .

A exigência pode frustrar os planos do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de iniciar a vacinação tão logo saísse a aprovação.

Segundo a votar, o diretor da Anvisa Romison Mota também se posicionou a favor da liberação do uso emergencial das vacinas do Butantan e Fiocruz.

No voto, ele citou o grave cenário de pandemia e “indicativo de colapso” na rede de saúde como fatores que levam à aprovação. Disse também que os benefícios dos imunizantes superam os riscos.

Também favorável à liberação, o diretor Alex Campos citou a crise em Manaus e disse que a situação indica uma “falha no Estado”. “Essa é uma nação civilizada ou que vive distopia da barbárie?”, disse ele.

“As imagens de Manaus nos fazem prestar homenagem sincera a esses brasileiros do Amazonas que foram vítimas da Covid e da incúria do Estado.”


Fonte: Folhapress 

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Festival do Babaçu fortalece cultura e preservação de saberes tradicionais
  • Comunidade Correntes recebe 1º Festival do Coco Babaçu; evento será 31 de maio
  • Euler Monteiro idealiza 1º Festival do Coco Babaçu em Piripiri
  • Festival celebra a força e a tradição das quebradeiras de coco babaçu
  • Sesapi promove encontro para garantir cuidado integral a usuários dos CAPS e fortalecer políticas de saúde mental no Piauí
  • Governo do Estado fortalece regionalização da saúde e inicia construção de Centro de Parto Normal em Corrente
  • Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio
  • Uespi lança edital com 1.180 vagas para cursos gratuitos de línguas nesta segunda (20)
  • Magno Soares lidera pesquisa em Castelo do Piauí com ampla vantagem
  • Festival do Coco Babaçu celebra tradição centenária e protagonismo das quebradeiras no Piauí
  • Bancada do PSD anuncia Marden Menezes como líder na Assembleia
  • Com mais de R$ 29 milhões, Rafael inaugura rodovias e destaca impacto econômico em Capitão Gervásio Oliveira

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio

Festival do Babaçu fortalece cultura e preservação de saberes tradicionais

24 de abril de 2026
Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio

Comunidade Correntes recebe 1º Festival do Coco Babaçu; evento será 31 de maio

23 de abril de 2026
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In