100% PIAUÍ

Portal de Artesanato Piauiense deve ser lançado na quarta-feira (21)

Em uma espécie de vitrine virtual mundial, a arte piauiense será exposta no Portal do Artesanato Piauiense que tem como previsão de lançamento o próximo dia 21, para celebrar o Dia Nacional do Artesão, comemorado hoje, dia 19 de março.

Imagem Ilustrativa da Internet

Dentro do portal haverá uma loja virtual com a exposição de diversas peças piauienses. A loja virtual será a pioneira no Brasil.

No Piauí o volume de vendas do artesanato aumentou 31% em 2017, gerando cerca de R$ 100 mil a mais do valor gerado em 2016. Os dados foram apresentados em reunião no Palácio de Karnak, no dia 02 de março, entre o governador Wellington Dias, o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, e o superintendente de Desenvolvimento do Artesanato, Jordão Costa.

De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), o resultado positivo é reflexo da descentralização das ações no setor. “Crescemos no cadastro de artesãos em cerca de 41% em 2017. Isso foi fruto de uma parceria que fizemos com diversas prefeituras do estado para descentralizar a emissão da Carteira Nacional de Artesão. A partir da carteira nacional, o artesão tem acesso a todas as políticas públicas do artesanato”, explicou Jordão Costa.

Escola Estadual

Além do Portal outra novidade é a Escola Estadual de Artesanato. Com previsão de lançamento para o mês de maio, a Escola será entregue junto com a reforma da Central de Artesanato Mestre Dezinho. Os professores e os instrutores da escola já foram todos selecionados e as inscrições deverão ser abertas logo após a inauguração da central. Na escola serão trabalhados aspectos teóricos e práticos do artesanato.

Sair da versão mobile