100% PIAUÍ

Prática de rapel volta a Ponte Estaiada neste domingo (11)

 

Os praticantes de esporte radicais já podem comemorar, pois a partir deste domingo (11), um dos principais pontos turísticos de Teresina, que é a ponte estaiada, voltará a ser utilizada para a prática do rapel.

O Rapel é uma técnica de descida por cordas usada em várias atividades, como espeleologia (exploração de grutas e cavernas), canyoning (exploração de rios e cânions), escalada, montanhismo, resgates e operações militares, ou até mesmo em pontes, como acontece em Teresina, e faz parte de um conjunto maior chamado de Técnicas Verticais.

Mas para a prática dessa modalidade é necessário o acompanhamento de um instrutor, além de equipamentos. “Os instrutores estarão no local repassando inicialmente a parte teórica para que a descida seja segura e tranquila. Utilizaremos todo o equipamento necessário como cordas, mosquetões, cadeirinhas de rapel, fitas de ancoragem, dentre outros, assim qualquer pessoa poderá participar”, é o que destaca o instrutor e praticante do esporte há mais de cinco anos, Italo Alencar.

Quem tiver interesse em descer de rapel deve ir até o estacionamento do Mirante da Ponte Estaiada que fica embaixo da ponte, preencher uma ficha com a equipe do Alta Aventura responsável pela prática no local, e pagar um valor simbólico que pode variar de R$ 15,00 a R$20,00 de acordo com a quantidade de descidas.

Este ano, além do rapel serão feitas outras práticas esportivas, como o pêndulo e tirolesa. A atividade será realizada aos domingos de 15 em 15 dias, das 9:00 às 12:00h.

Sair da versão mobile