O Piauí inova e adota o inédito sistema de identificação digital dos presos, esse sistema é pioneiro no país, possibilitando assim o controle exato de presos em audiências, impedindo assim que um preso se passe por outro durante as Audiências de Custódia. O software inovador também vai auxiliar a Polícia Civil do Piauí, permitindo também a consulta de antecedentes criminais dos suspeitos.
O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Erivan Lopes, explica que, anteriormente, a identificação era feita pelo sistema manual da secretaria de Segurança. Segundo Erivan, com a nova ferramenta, o risco de um preso se apresentar, se passando por outro em audiência de Custódia apresentando uma identidade falsa deixa de existir
Outra novidade que o Tribunal estuda é o lançamento de um aplicativo no celular em que a polícia direto da rua identifica o preso durante as rondas. A proposta é trabalhar aliado com a identidade biométrica.
O sistema biométrico é pioneiro, não existe em nenhum lugar do país. Não existe nenhum Fórum do país onde a pessoa é identificada lá dentro. Aqui a pessoa é identificada criminalmente, faz o exame de corpo de delito e vai para uma equipe multidisciplinar. Esse modelo é único no país e foi criado por nós através da gestão do desembargador Erivan e do corregedor, desembargador Gentil”, disse o juiz da Central de Inquéritos de Teresina, Luiz Moura.
Outra novidade, é o desenvolvimento de um aplicativo para o celular, o que permitirá a identificação biométrica do preso no momento em que ele for abordado pela viatura na rua, pois esta identificação será feita pelo celular”, destacou o presidente Erivan Lopes.
Discussion about this post