100% PIAUÍ

Uespi recebe Simpósio de produção científica com mais de 860 inscrições

Este ano o XVIII Simpósio de Produção Científica (SIC) e XVII Seminário de Iniciação Científica (SPC) da Universidade Estadual do Piauí recebeu 860 inscrições. Nesta edição, houve um aumento de cerca de 22% nos inscritos no seminário de produção.

O evento será realizado de 23 a 26 de outubro no Diferencial Eventos, em Teresina. O SIC e SPC têm como foco principal divulgar os resultados das pesquisas e inovações desenvolvidas pelos docentes, discentes e técnicos da UESPI, vinculadas ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Além disso, proporcionar a iniciação do discente na participação de eventos científicos, bem como promover a realização de pesquisas de estudantes, professores e profissionais de outras Instituições de Ensino e empresas.

“Teremos uma programação que vai contar com palestras e apresentações de trabalhos, tanto na modalidade pôster quanto oral. Esse ano o comitê interno de pesquisa e inovação tecnológica (Cipiti) selecionará os seis melhores trabalhos entre as nove áreas do conhecimento (Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra, Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar), que serão apresentados na modalidade oral, para premiar os três alunos, destaca o coordenador de Departamento de Pesquisa, Prof. Dr. Gustavo Gusmão.

O Seminário de Iniciação Científica é caracterizado pela apresentação dos resultados obtidos em pesquisas científicas acadêmicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – Pibit. Neste, os participantes (bolsistas e orientadores) apresentam de forma expositiva, os resultados de seus trabalhos, a fim de elucidar a ciência produzida pela Uespi.

O Simpósio de Produção Científica tem como objetivo divulgar o conhecimento produzido pela academia, não apenas da Uespi, mas de outras Instituições de Ensino Superior, bem como pesquisadores não vinculados à academia e também empresas. Os trabalhos apresentados no Simpósio são em formato de painéis, onde os autores explanam à comunidade seus trabalhos e discutem seus resultados.

Aumento no número de Bolsas do CNPq

Segundo o coordenar Gustavo, com a participação dos professores e alunos nos projetos de pesquisas submetidos no Pibic e Pibiti, houve aumento nas bolsas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

“Nesse ano, conseguimos, com o envio do relatório bienal para o CNPq o aumento das bolsas dentro dos dois programas. Esse aumento é devido ao acompanhamento no Sistema de Gerenciamento – SIGPROP dos relatórios parciais e finais dos professores. No Pibiti dobramos a quantidade de 2 para 4 bolsas, e no Pibic acrescentamos também mais duas, totalizando hoje 65 bolsas”, afirmou.

O coordenador ainda acrescenta que diferente do que acontece em outras instituições, como o congelamento do número de bolsas ou corte das mesmas, a universidade teve mais incentivos do CPQq. “Isso foi fruto da avaliação da comissão interna e da comissão externa do CNPq nos trabalhos apresentados nos eventos”, finaliza o coordenador.

Créditos: Ascom/Uespi

Sair da versão mobile