100% PIAUÍ

Alunos do Bolshoi chegarão a Teresina para férias com as famílias

Familiares dos bolsistas do Projeto Bolshoi estiveram reunidos com a equipe da Gerência de Assistência ao Educando da Secretaria Municipal de Educação (Semec), nesta sexta-feira (06), para receberem os relatórios referentes aos alunos participantes. As famílias acompanham cada passo do desempenho das crianças mesmo à distância.

Na reunião os familiares foram informados que os bolsistas chegam a capital piauiense no dia 14 de julho para as esperadas férias. Selecionados em audições nacionais, os três estudantes agora moram em Joinville, Santa Catarina, graças a uma parceria do Bolshoi com a Prefeitura de Teresina e o Governo do Estado. Os ex-alunos de Escolas Municipais estão vindo acompanhados de mais quatro ex-alunos da Rede Estadual, da mãe social, Eusilene da Rocha Ferreira, e da professora Amparo Veloso coordenadora do Bolshoi em Teresina, permanecendo na cidade até 04 de agosto. Além de aproveitarem as férias com a família, os jovens cumprirão uma animada agenda, que inclui visitas às secretarias de Educação e ações burocráticas no juizado de menores.

Durante o encontro, a equipe do projeto no município, também repassou informações sobre o projeto, entregou o relatório sobre a vivência na Casa Social com as informações sobre os bolsistas, quanto ao cotidiano da Casa Social do Piauí, espaço  onde moram com a Mãe Social do Projeto Bolshoi, Professora Eusilene Ferreira, entre outras demandas.

“As reuniões acontecem bimestralmente com as famílias para ser repassado informações das atividades escolares em Joinville (SC), tanto na Escola Bolshoi, quanto na escola formal. Durante o encontro já deixamos marcadas as  datas dos atendimentos individualizados e das visitas domiciliares”, informou a coordenadora do Projeto Bolshoi no município, Amparo Veloso.

A formação dos bailarinos tem duração de oito anos, tempo necessário para realização do curso técnico profissionalizante. Além da preparação artística, as crianças recebem benefícios como transporte, uniformes, figurinos, atendimento médico e fisioterápico.

As ações realizadas do Projeto, iniciadas no ano de 2003, através da parceria firmada entre a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e a Prefeitura Municipal de Teresina, para a formação de crianças e adolescentes na área da dança, resultaram na formação de bailarinos profissionais, que atuam hoje em Porto Seguro/BA, Belo Horizonte/MG, Joinville/SC e Teresina/PI, e também em outros países como Estados Unidos (Nova Iorque) e Indonésia (em Jakarta).

Sair da versão mobile