Considerado ponto de passagem obrigatória aos interessados em desfrutar um belo pôr do sol sobre o encontro das escuras águas do rio Poti e as barrentas e velozes águas do rio Parnaíba, o Parque Encontro do Rios, um dos principais pontos turísticos de Teresina que fica localizado no bairro Poty Velho, zona Norte da capital, será reinaugurado nessa quinta-feira (15).
Com investimentos em torno de R$ 2,1 milhões, a reforma do espaço faz parte da segunda etapa do Programa Lagoas do Norte. “Dentro da amplitude social que é o Lagoas do Norte, a área foi recuperada para ressignificar mais um espaço público de nossa cidade. Assim, podemos proporcionar não só um ambiente turístico de qualidade para os visitantes, como também melhorias para o comércio no local”, destacou o coordenador geral do Programa Lagoas do Norte, Márcio Sampaio.
Com o projeto de revitalização, o Parque ganhou uma reforma completa do pavilhão, incluindo nova estrutura metálica da cobertura, e ainda melhorias na instalação elétrica e também na drenagem pluvial. O espaço também passou a contar com mais quatro quiosques, sendo um para informações turísticas e três para permissionários, além da reforma dos cinco já existentes.
Incorporando conceitos ambientais e funcionais, a área foi mais urbanizda e os visitantes terão à disposição trilhas projetadas para passeios, novos bancos, playgrounds e bicicletário. O espaço também agregou equipamentos de lazer com a revitalização paisagística, preservando as características locais.
Outro detalhe no projeto foi a revitalização do monumento do Cabeça de Cuia, que representa umas das lendas folclóricas mais famosa de Teresina. “A reforma valorizou ainda mais a entrada do Parque”, destacou Márcio Sampaio.
Novidade para o local
Para o Parque Ambiental Encontro dos Rios está previsto também a construção de um mirante com 22 metros de altura, o que equivale a um prédio de sete andares.
Além de permitir uma visão ampla do Encontro dos Rios e do seu entorno, o mirante levará para os visitantes um pouco da história de Teresina, em especial da zona Norte. O espaço proporcionará que as pessoas vejam Teresina sob um novo ângulo.
O mirante deve ser construído por trás do pavilhão de informações e terá estrutura de aço. O investimento é de R$ 4 milhões com recurso do Banco Mundial.
Discussion about this post