100% PIAUÍ

Após três anos de hiato, Alcaçuz volta fazer show em Teresina

Os fãs da banda teresinense Alcaçuz tiveram uma bela surpresa nos últimos dias: após três anos de hiato, o grupo anunciou que fará um show neste sábado (28), na Escuderia do Rock, encerrando a Mostra de Artes de Teresina – MARTHE. Pedro Ben (vocal e guitarra) e Javé Montuchô (bateria) convidaram João Paulo Araújo para assumir o baixo, no lugar de Rafael Ribeiro.

“A proposta-convite do festival MARTHE, a vontade de voltar a tocar as músicas e a cobrança de parte das pessoas, tudo isso contribuiu para esta volta acontecer antes do esperado”, declara Pedro Ben.

Javé Montuchô e Pedro Ben (Foto: Luiz Wagner)

Javé também destaca a cobrança dos fãs. “O Diego, produtor do MARTHE, perguntou se se a gente não estava a fim de fazer esse revival, e muita gente encontrava a gente na rua e falava da banda, perguntava de shows, então o show é para essas pessoas, e para nós também, que gostamos muito de subir no palco e tocar nossas músicas”, coloca.

Pedro Ben revela que o maior esforço para o show acontecer veio de Javé. “Quem mais impulsionou para este show acontecer foi o Javé, conversamos e chegamos a conclusão que a Alcaçuz tinha uma história inacabada e que não podíamos, depois de tanta entrega, simplesmente ‘abandonar’ o que construímos por conta de questões logísticas e pessoais. Faz parte da nossa história musical, passamos e aprendemos muitas coisas com a  Alcaçuz, vivemos muita coisas juntos, positivas e negativas por conta da banda. Não há como domar a música, depois que ela é materializada ganha vida própria e não se pode privar as pessoas de tocá-las e ouvi-las. Na arte não há espaço para vaidades e egocentrismos, se for por este caminho, não se está mais fazendo arte. Então, convidamos nosso amigo e grande músico, também muito atuante na cidade, João Paulo para nos acompanhar”, aponta.

Apesar de informarem que a apresentação do dia 28 não será única, os músicos ainda não falam em um retorno oficial da banda. “É uma celebração à música, estamos vivos! Vamos celebrar, vamos tocar, sem muita pretensão de voltar com algo inédito. Está todo mundo com muitos projetos paralelos, eu estou com cinco projetos musicais hoje, então, é mais uma celebração para a gente se divertir e tocar para a galera que curte”, declara Javé, que toca na banda de pífanos Caju Pinga Fogo, com os músicos Severo e Hugo dos Santos, além de integrar o grupo de dança TRETA.

“Não gosto de criar expectativas, assim como não criei para este retorno, mas todos nós somos abraçados pela nostalgia em certo momento. A banda nunca teve um ponto final, prefiro que as coisas aconteçam naturalmente, todos nós estamos cheios de projetos, não há pressão entre nós,  nem planos ambiciosos no momento, o que posso adiantar é que shows irão acontecer, não com a mesma frequência de antes, e serão bons para a gente, que tem uma história com esta banda, e para as pessoas que curtem o som e se identificam com a proposta da Alcaçuz. Só posso agradecer, pois muito dessa volta ocorreu por conta das pessoas que nos cobravam nas ruas, em eventos por aí e nas redes sociais.

Será também uma oportunidade para outras pessoas conhecerem e assistirem uma banda que talvez ainda não viram, ou só ouviram falar, ou só ouviram em disco, pois a Alcaçuz existe desde 2009 e acredito que ainda tem um repertório bem relevante”, arremata Pedro Ben, que montou a banda Duben e tem parcerias com seu irmão, Davi Abel, e com o músico Joniel Veras.

Salve essa data: 28 de julho, neste sábado, às 21h30min na Escuderia do Rock, localizada no bairro Morada Nova, zona sul de Teresina. Entrada: um quilo de alimento não perecível.

Fonte: EntreCultura

Sair da versão mobile