100% PIAUÍ

Artista visual ministra oficina sobre revelação fotográfica ao sol

Neste mundo contemporâneo de excessivo apelo tecnológico digital, a artista visual e designer, Kelly Saura, faz o caminho inverso e resgata antigas técnicas de revelação que possibilitam criativas formações da imagem.   Para mostrar seu trabalho, ela ministrará, no dia 28 de julho, na Casa da Cultura, das 10 às 16 horas, uma oficina de “Revelação fotográfica ao sol”, goma bicromada, usando para suas revelações pigmentos naturais diferenciados, o vidro e outros suportes, e a luz solar.

A partir de estudos e práxis experimentais a artista desenvolve projetos híbridos (objetos, intervenções urbanas, instalações, arte-eletrônica e audiovisual), no Rio de Janeiro. Em Teresina, na oficina de curta duração, os participantes irão aprender a preparar a emulsão, sensibilizar o vidro para receber a fotografia, preparar os negativos, e o processo de revelar as imagens com luz natural.

Sobre a metodologia da oficina, Kelly Saura explica  que “Durante as aulas, daremos uma introdução sobre processos antigos e a invenção da fotografia, utilizações contemporâneas da técnica, assim como as demais técnicas de aplicação de imagens no vidro, primeiro suporte de revelação fotográfica”. Em oficina de longa duração, a técnica é aplicada também em outros suportes, como a cerâmica e a pedra.

O curso inclui ainda os materiais e a apostila passo-a-passo e o aluno poderá levar no final da oficina suas próprias peças.  Para mais informações, os interessados em participar podem entrar em contato com a Casa da Cultura de Teresina pelo telefone 3215.1549.

Um pouco sobre o percurso criativo desta artista visual: Kelly Saura foi integrante do coletivo Media Sana; participou da Residência Artística Restelinha e do Circuito ArteMov de Arte e Tecnologia, SPA das Artes, e do programa de acompanhamento ArtTrainne, da Galeria BCubico.

Sair da versão mobile