• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
sexta-feira, abril 24, 2026
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Destaques

Banda 16 de Agosto comemora 50 anos com um grande concerto

O show acontece no próximo domingo, a partir das 11h, no Palácio da Música

12 de setembro de 2018
CurtirCompartilhar

Neste ano, a Banda 16 de Agosto comemora o seu cinquentenário levando muita música para vários cantos da cidade e, no domingo, dia 16, prepara um concerto especial no Palácio da Música, a partir das 11h. A apresentação conta com um repertório especial e a participação da soprano Gislene Danielle. A entrada é franca.

A Banda 16 de Agosto é mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e tem uma longa história musical com a cidade. O nome é uma homenagem à data de aniversário do município e, nos seus 50 anos, foi sempre a principal plataforma musical em eventos oficiais da PMT.

O maestro Antônio Linhares, à frente do grupo há 35 anos, destaca a evolução da banda, criada em 1968 pela Lei 1213, pelo prefeito Jofre do Rêgo Castelo Branco, e que iniciou com apenas 17 músicos e hoje conta com 45 integrantes, instrumentação de banda sinfônica, estando os naipes das madeiras, metais e da percussão representados na sua integridade. “Sempre digo que a Banda 16 de Agosto é a banda mãe de todas as culturas musicais que existem dentro da Prefeitura porque foi a primeira entidade com funcionários efetivos”, destaca.

Durante todos esses anos de existência, grandes músicos e mestres passaram pela corporação, como Jorge Tavares, seu fundador, Luis Santos, João Aguiar Costa, Aurélio Melo Colombro, Gilvan Santos, Orion, e outros. Hoje, ela é comandada pelos maestros Egilson Monteiro e Antônio Linhares, que montaram um repertório especial para a apresentação de domingo, que vai de clássicos como Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, ao rock de Guns N’ Roses, com Welcome To The Jungle.

Segundo Linhares, além da apresentação desse domingo, o grupo prepara diversos concertos para comemorar os 50 anos com o que eles sabem fazer de melhor: música em todos os cantos da cidade. “A banda completando 50 anos, vamos fazer uma festividade grande em setembro, outubro, novembro e dezembro com apresentações no Palácio da Música, nos shoppings e praças. Vamos fazer uma grande manifestação cultural levando a música para todas as partes”, finaliza o maestro.

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Festival do Babaçu fortalece cultura e preservação de saberes tradicionais
  • Comunidade Correntes recebe 1º Festival do Coco Babaçu; evento será 31 de maio
  • Euler Monteiro idealiza 1º Festival do Coco Babaçu em Piripiri
  • Festival celebra a força e a tradição das quebradeiras de coco babaçu
  • Sesapi promove encontro para garantir cuidado integral a usuários dos CAPS e fortalecer políticas de saúde mental no Piauí
  • Governo do Estado fortalece regionalização da saúde e inicia construção de Centro de Parto Normal em Corrente
  • Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio
  • Uespi lança edital com 1.180 vagas para cursos gratuitos de línguas nesta segunda (20)
  • Magno Soares lidera pesquisa em Castelo do Piauí com ampla vantagem
  • Festival do Coco Babaçu celebra tradição centenária e protagonismo das quebradeiras no Piauí
  • Bancada do PSD anuncia Marden Menezes como líder na Assembleia
  • Com mais de R$ 29 milhões, Rafael inaugura rodovias e destaca impacto econômico em Capitão Gervásio Oliveira

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio

Festival do Babaçu fortalece cultura e preservação de saberes tradicionais

24 de abril de 2026
Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio

Comunidade Correntes recebe 1º Festival do Coco Babaçu; evento será 31 de maio

23 de abril de 2026
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In