100% PIAUÍ

Cadeirantes de Teresina fazem curso profissionalizante de Artesanato

Há quatro semanas, a rotina de 20 membros da Associação dos Cadeirantes de Teresina  (Ascante) tem sido diferente. Desde o fim de junho os associados participam do curso de artesanato em papel, ofertado pela Fundação Wall Ferraz através do Projeto Profissionalizar para Inserir. A parceria entre as instituições visa dar oportunidade de qualificação profissional e incentivar a iniciação produtiva e o empreendedorismo. O curso acontece nas manhãs de sábado no Centro de Capacitação do bairro Vermelha, zona Sul de Teresina.

O Projeto Profissionalizar para Inserir leva profissionalização a públicos em situação de vulnerabilidade social e desenvolve uma política dirigida a grupos com demandas específicas, construída de maneira coletiva com as representações do segmento para a realização de uma capacitação de qualidade e cada vez mais inclusiva.

“Todos os associados estão adorando participar deste projeto. Foi um curso que nos surpreendeu de várias formas, nos trouxe a união, parceria entre nós. A capacidade de cada um está sendo evidenciada, cada um com suas dificuldades, com suas restrições, mas todo mundo tem se superado à sua maneira. Cada um foi se descobrindo e percebendo o que era capaz de fazer. Muitos dos alunos nunca fizeram nenhum curso na vida, muito menos de artesanato. A maioria não tinha nenhuma atividade, nenhuma ocupação aos sábados, mas acima de tudo o curso mostra que a gente pode sim e que a gente é capaz”, pontua Wilson Gomes, presidente da Ascamte.

Silvana Miranda, associada da Ascamte e aluna do curso, destaca os pontos positivos do curso. “É um curso muito interessante. É desafio também, um estímulo à nossa autoestima e capacidade de superação. Além disso, pode garantir um retorno financeiro futuramente.”

“Cada vez mais a Fundação Wall Ferraz cumpre seu papel de inserção, que inclusão. Essa parceria com a Ascamte busca atende demandas especificas desse grupo e promove além de capacitação profissional, o sentimento de que todo mundo é capaz”, pontua Nilza Melo, presidente em exercício da Fundação Wall Ferraz.

Além da Ascamte outras instituições também são parceiras da Fundação Wall Ferraz e vão receber cursos de capacitação e qualificação profissional a mais dez instituições. São elas: Espaço de Convivência Amor de Tia, CAPS III, CAPS AD, CREAS, Casa do Oleiro, Casa Esperança e Vida, Casa do Caminho, Centro de Referência Esperança Garcia, Centro POP e Associação Pestalozzi. As parcerias vão oportunizar que mulheres vítimas de violência, dependentes químicos, juventude negra, população em situação de rua, entre outros públicos em vulnerabilidade e risco social tenham acesso a cursos e oficinas de formação inicial e continuada de forma gratuita.

 

Sair da versão mobile