Ícone do site 100% PIAUÍ

Cuidados com a saúde: Potycabana recebe evento com ações preventivas

A coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), é parceira na terceira edição do Vem pro Parque, uma iniciativa do Serviço Social do Comércio do Piauí (Sesc/PI). A atividade acontecerá dias 24 e 25, a partir das 17h, no Parque Potycabana.

“Nós vamos realizar educação de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, além de também realizar teste rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. Insumos de prevenção também serão distribuídos, como preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante”, expõe Alana Niége, coordenadora municipal de IST.

Em residentes de Teresina de janeiro até o momento, a FMS registrou 390 casos de HIV/Aids; 290 casos de Sífilis em gestantes e 198 casos de Sífilis congênita, que é a Sífilis transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez. A transmissão da gestante para o feto pode ocorrer pela passagem da bactéria através da placenta ou ainda no momento do parto.

O Vem pro Parque também vai oferecer atividades culturais, shows e serviços gratuitos, como casamento comunitário, para as famílias teresinenses. O evento, conhecido por ser a festa da cidadania, é gratuito e atende a todos os públicos com ações voltadas tanto para as crianças quanto para jovens, adultos e idosos.

Serão oferecidos serviços nas áreas de educação, saúde, cultura, cidadania, esporte, lazer e ações de conscientização ambiental, bem como de valorização do planeta. Entre as atividades socioculturais disponibilizadas nos dois dias de evento estão cinema, peças teatrais, shows musicais, espaço-literatura com atividades infantis, atrações circenses, parque de diversões, casamento coletivo e corrida de rua. Aliado a isso, ainda acontece a Feira de Ciência e Tecnologia do Piauí, que estimula o interesse das pessoas no mundo da ciência.

Sair da versão mobile