O prefeito Firmino Filho (PSDB) assinou um novo decreto, nesta quinta-feira (20), que determina a circulação de ônibus aconteça apenas com os passageiros sentados em Teresina. O controle do número de pessoas será feito por motoristas e passageiros dos veículos.
Não será admitido em nenhuma hipótese o transporte de passageiros em pé. A prefeitura também decretou que as empresas aumentem a frota de ônibus. O objetivo é evitar aglomerações e, desse modo, conter a disseminação do coronavírus nesses ambientes.
A partir de sexta-feira (21), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) irá informar as empresas de ônibus sobre as adaptações que deverão ser feitas. A fiscalização das novas medidas serão feitas pela Guarda-Civil Municipal de Teresina.
No dia 11 de agosto, o transporte coletivo voltou a operar com 100% da frota prevista para o período de pandemia da Covid-19 e, antes da retomada, a população já reclamava de aglomerações dentro dos veículos e da demora na espera nas paradas.
Antes da pandemia, Teresina contava com cerca de 400 veículos. Atualmente, apenas 120 ônibus atendem à população. Caso a demanda cresça, a Strans informou que poderá aumentar a frota na capital.
Os terminais de integração continuam fechados e, no momento, opera na cidade o sistema radial, ou seja, dos bairros ao Centro.
Com informações do G1
Discussion about this post