100% PIAUÍ

Exposição “Loucos por Teresina” faz homenagem aos 166 anos da capital

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) abriu nesta terça-feira (14), a exposição “Loucos por Teresina” na Galeria do Inconsciente, que fica localizada dentro do Parque da Cidadania. Fotos de pontos turísticos da cidade tiradas por usuários e servidores que fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial ficarão expostas no local até o dia 15 de setembro.  

“Acho esse tipo de atividade muito importante para meu tratamento. Me sinto valorizada e esses passeios fora do CAPS fazem com que eu conheça novos lugares e pessoas. Gosto muito”, falou Kelly Marina, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Sudeste.

Todos os CAPS e residência terapêutica estão expondo na Galeria do Inconsciente, que funciona de terça a domingo, das 16h às 20h. O usuário do CAPS, José Wilson, também está com fotos sendo expostas. “Registrei a Potycabana, Encontro dos Rios e Aeroporto de Teresina. Gostei muito de ver os aviões. Amo participar destas atividades. Além de também gostar muito das oficinas de artesanato e do basquete desenvolvidos também lá no CAPS”, disse ele.

A assistente social do CAPS Sudeste, Anna Klícia, fala que é uma forma de terapia essas atividades extramuros com os usuários da rede de atenção psicossocial. “É fundamental, pois as pessoas com transtorno mental costumam ter algumas restrições de passeios. Levar eles aos pontos turístico da cidade talvez tenha sido oportunidade única a eles, que quase não saem de casa. E serve como terapia dentro do tratamento”, afirmou ela.

A Galeria do Inconsciente é um espaço criado para fazer exposições dos resultados do processo cotidiano dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial do município. Nas peças expostas são utilizadas diversas linguagens artísticas, pinturas, desenhos, aquarelas, colagens, cerâmicas e objetos desenvolvidos pelas pessoas envolvidas nos serviços de atenção psicossocial.

Sair da versão mobile