100% PIAUÍ

Fábio Novo quer levar Salões do Livro aos 11 territórios piauienses

“É preciso descentralizar os Salões do Livro e levá-los para os 11 territórios piauienses. Precisamos pensar em políticas públicas que tornem isso possível”. A afirmação é do deputado estadual Fábio Novo, que usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (12), para falar do sucesso da 16ª edição do Salão do Livro do Piauí – Salipi, que aconteceu em Teresina,de 1º a 10 de junho, reunindo um público de 200 mil pessoas.

“Temos que avançar com a realização de eventos assim, que permitem esse diálogo com autores e ajuda na formação de novos leitores. Durante esta edição do Salipi, foram lançados 135 títulos de autores piauienses”, diz o deputado. Fábio lembra que, durante sua gestão à frente da Secretaria estadual de Cultura (Secult), os salões foram levados para outras cidades como Valença, Picos e Bom Jesus, com apoio, inclusive, do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec).

Novo afirma que os salões já acontecem em cinco territórios piauienses. “Precisamos levar para os demais. O ideal seria a realização de um salão em cada território, uma vez por ano. A parceria com universidades é muito válida, pois já oferece a estrutura que o Salão precisa”, completa.

O presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, responsável pela organização dos Salões, destaca ainda a importância do evento para a economia. “O Salipi aquece o mercado livreiro e neste ano movimentou cerca de R$ 2 milhões em dez dias de evento, incluindo o cheque-livro, que é doado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, a alunos da rede pública”, diz.

Além da venda de livros, os Salões realizam bate-papos literários, palestras, seminários e shows. Esta edição do Salipi reuniu nomes como do cantor Gabriel Pensador e o poeta de cordel Bráulio Bessa, do Ceará.

Sair da versão mobile