A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) realizou uma formação continuada com o tema “O trabalha das Delegacias da Mulher no enfrentamento à violência doméstica”, que foi conduzida pela delegada Bruna Verena. O público-alvo foram as atendentes da Central de Acolhimento, assistentes sociais, psicólogas e outras profissionais da rede de atendimento à mulher em situação de violência.
“O objetivo dessa proposta é melhorar os mecanismos de apoio à mulher vítima de violência para que ela possa romper o ciclo da violência”, explica a gerente do Centro de Referência Francisca Trindade, Joelfa Farias.
De acordo com a delegada Bruna Verena, esse tipo de capacitação deve ser contínua para que a rede possa aprimorar os protocolos e fluxos de atendimento, resolver o que não está sendo eficaz, de modo a melhorar, cada vez mais, à proteção da mulher. De acordo com Bruna, um dos desafios para quem trabalha na rede de atendimento à mulher é a integração dessa rede. “O importante é que toda a rede tenha conhecimento e consiga intervir naquele caso, cada um na sua área, na delegacia, na assistência social, nos centros de referência. Então, precisamos interligar, cada vez mais, esses dados para dar proteção efetiva à mulher”, enfatizou a delegada.
Para Ana de Cássia Rodrigues, que atua na Central de Acolhimento, um dos aspectos mais significativos da capacitação foi a possibilidade de direcionar mulheres idosas, tanto para as DEAMs, como para as Delegacias do Idoso. “Existe uma demanda significativa de mulheres idosas que chega para nós e, nas delegacias da mulher, existe uma rede psicossocial mais consolidada para atender a essas mulheres”, destacou.
Discussion about this post