• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
sexta-feira, abril 24, 2026
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Destaques

Governador lamenta e diz ser real possibilidade do Brasil perder doses da Sputnik V

26 de abril de 2021
CurtirCompartilhar

O governador Wellington Dias (PT), coordenador da temática de vacina no Fórum Nacional de Governadores, diz ser real a possibilidade do Brasil perder o lote da vacina russa Sputnik V, previsto para chegar ainda em abril. O governador citou a burocracia na liberação da licença de importação por parte da  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  como obstáculo para que as doses possam ajudar na imunização no país. 

“É real, infelizmente, o Brasil  pode perder a oportunidade do recebimento do lote de abril da vacina Sputnik, ou seja, a demora na liberação da licença de importação por parte da Anvisa e a demora por burocracias, por exigências que não estão previstas na lei. A Lei prevê que seja apresentado a certificação por uma agência reguladora, entre as 16 ali citadas. E isso foi feito pelos estados”, destacou. 

De acordo com o governador, mesmo com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) novas exigências foram feitas dificultando a importação. Segundo decisão do STF,  fica autorizada a  importação e distribuição de doses da vacina russa Sputnik V, por estados,  caso a Anvisa não oficialize uma resposta à solicitação do estado até o dia 29 de abril.

“E, agora, mesmo com a decisão do Supremo, ainda, temos uma exigência de uma série de outros documentos. Por exemplo: a comprovação da segurança que já está ali na autorização das outras agências reguladoras, apresentamos um estudo da Argentina, também a liberação de uma nota técnica que nem precisaria, mas  apresentamos um relatório técnico por parte da Gamaleya que é um dos maiores centros de pesquisa biológica do planeta. E o que estamos fazendo? Indo além daquilo que está na lei para ver se tem autorização. Mas ela poderá sair, e sair já tarde demais para a liberação do lote vindo da Rússia com vacinas Sputnik para o Brasil. O que o Brasil mais precisa? de vacinas. Infelizmente, a gente foi atrás, encontrou vacina, estamos com essa dificuldade para fazer a vacina chegar e ser usada no Brasil”, declarou. 

O secretário executivo do Consorcio Nordeste, Carlos Gabas, afirma que uma equipe do consórcio esteve na Rússia para buscar resolver a questão burocrática que impede a liberação da importação. 

“Nessa última semana, a nossa equipe do Consórcio Nordeste esteve em Moscou a convite do Fundo Soberano Russo. O objetivo da missão foi de finalizar os 17 contratos dos estados do Nordeste e da Amazônia legal, que vêm negociando a compra da vacina Sputnik V desde o ano passado. Nós cumprimos essa tarefa, tivemos várias reuniões com a direção do fundo soberano russo. Nós também resolvemos toda a questão de logística de transporte, de entrega e distribuição da vacina com segurança a todos os estados aqui no Brasil que compraram a vacina”, afirma. 

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Festival do Babaçu fortalece cultura e preservação de saberes tradicionais
  • Comunidade Correntes recebe 1º Festival do Coco Babaçu; evento será 31 de maio
  • Euler Monteiro idealiza 1º Festival do Coco Babaçu em Piripiri
  • Festival celebra a força e a tradição das quebradeiras de coco babaçu
  • Sesapi promove encontro para garantir cuidado integral a usuários dos CAPS e fortalecer políticas de saúde mental no Piauí
  • Governo do Estado fortalece regionalização da saúde e inicia construção de Centro de Parto Normal em Corrente
  • Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio
  • Uespi lança edital com 1.180 vagas para cursos gratuitos de línguas nesta segunda (20)
  • Magno Soares lidera pesquisa em Castelo do Piauí com ampla vantagem
  • Festival do Coco Babaçu celebra tradição centenária e protagonismo das quebradeiras no Piauí
  • Bancada do PSD anuncia Marden Menezes como líder na Assembleia
  • Com mais de R$ 29 milhões, Rafael inaugura rodovias e destaca impacto econômico em Capitão Gervásio Oliveira

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio

Festival do Babaçu fortalece cultura e preservação de saberes tradicionais

24 de abril de 2026
Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio

Comunidade Correntes recebe 1º Festival do Coco Babaçu; evento será 31 de maio

23 de abril de 2026
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In