Monalysa Alcântara, Miss Piauí e Brasil em 2017 chamou bastante atenção do público em seu discurso final após a troca de coroa de Miss com a campeã do evento em 2018, a amazonense Mayra Dias. O discurso da Piauiense chamou tanta atenção que viralizou na internet, sendo considerado pelos próprios idealizadores do evento um dos mais bonitos a serem realizados.
Confira abaixo o discurso de Monalysa Alcântara:
Agora eu quero falar em nome de todas as misses e todas as muheres do Brasil, principalmente às mulheres negras como eu.
Essa coroa me transformou na primeira piauiense a conquistar o Miss Brasil. Ela me conectou com uma vida nova e ampliou meus horizontes. Também me ajudou a superar muitas barreiras. Barreiras que nós, mulheres, enfrentamos todos os dias.
O que é ser mulher? Nós precisamos transformar o conceito, ou o preconceito que cai sobre nós.
Ser mulher é ser guerreira para lutar contra o machismo, contra o assédio, e contra a violência que nós sofremos diariamente.
Ser mulher é querer igualdade de salário e tratamento perante os homens. A única coisa que diferencia uma mulher de um homem no trabalho é a oportunidade.
Ser mulher é ser deusa para espalhar nosso amor e poder. Ser mulher é ser mãe, é ser independente, ser política, ser médica, professora, filósofa e miss.
Não somos objetos e nem propriedade de ninguém. Nosso corpo, nossa alma, nossas regras!
Ser mulher é ser você mesma e é por isso que eu digo que toda mulher é uma rainha.