100% PIAUÍ

Música, desenho e muita arte: Festival movimenta Teatro do Boi, em Teresina

Apresentações teatrais protagonizadas por estudantes de escolas públicas municipais de Teresina deram início hoje (4) à I Mostra das Escolas de Tempo Integral e Programa Novo Mais Educação, no Teatro do Boi. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), segue até amanhã (5) com música, exposição de desenhos e troca de experiências entre as escolas.

O Festival Estudantil de Teatro de Teresina abriu oficialmente a programação com oito espetáculos estrelados por alunos. Entre contos de fadas, reflexões, drama e humor, os alunos mostraram um pouco do que aprenderam na escola com a nova disciplina. “Esse é um momento de intercâmbio, onde podem praticar, subir ao palco e vivenciar essa experiência real”, disse o professor de teatro da Escola Municipal Monsenhor Mateus Rufino, Eduardo Rocha.

A ação foi preparada em parceria com o produtor cultural Moisés Chaves, que coordenou as capacitações de teatro com os professores durante o ano. Segundo ele, o Festival mantém o teatro vivo. “São estudantes com talento e potencial, que aprenderam a fazer arte dentro da escola, então são esperança também”, declarou.

Este ano, o evento homenageou o dramaturgo e escritor Aci Campelo, que fez questão de aplaudir as apresentações dos alunos. Para o homenageado, a iniciativa de unir educação e teatro é o que alimenta a humanidade. “Seja qual for o caminho que essas crianças forem seguir, precisarão da arte para se reinventar. Festivais como esse renovam a cena do teatro piauiense, trazendo novos rostos”, afirmou.

O secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, também apostou na revelação de novos talentos. Montezuma elogiou o desempenho dos estudantes no palco e falou em apoiar cada vez mais as atividades culturais nas escolas. “O trabalho que os professores desenvolvem dentro das unidades de ensino é fantástico, sairão muitos artistas daqui. Vamos continuar apoiando ações desse tipo para que a Mostra seja maior a cada ano. Estão todos de parabéns”, elogiou.

Sair da versão mobile