Neste sábado, 29, o Palácio da Música vai receber um grande encontro de cordas e versatilidade no segundo dia de Festival de Violão de Teresina. As apresentações iniciam às 17h e seguem até a noite com entrada franca. No palco, grandes nomes da música piauiense como Felipe Vilarinho e Welington Torres, o mineiro Cristiano Braga e o Duo Siqueira-Lima.
Promovido com o apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, o Festival de Violões de Teresina e visa fomentar o desenvolvimento de músicos, com cursos e encontros, em momento de intercâmbio cultural, além de presentear a comunidade com apresentações gratuitas de grandes artistas. Além das apresentações, o evento conta com a realização de masterclass, recitais e o concurso de violões.
Iniciando as apresentações, às 17h o evento conta com um show de técnica e musicalidade com Felipe Vilarinho e Welington Torres. O primeiro, natural de Regeneração/PI, é compositor e violonista, graduado em música pela UFPI e pós-graduado em Educação Musical. É atualmente professor de Violão do Instituto Federal do Piauí – IFPI e autor de cerca de 40 peças para violão e outras formações. Além disso, é autor de dezenas de arranjos para duos, trios e quartetos de violão. É regente e diretor musical da OVT – Orquestra de Violões de Teresina e lançou em 2017 o CD intitulado “Noturno e Silencioso” com músicas, arranjos e transcrições próprias.
Wellington Torres é compositor e violonista, graduado em Música pela UFPI. É professor da Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz, Escola Dona Gal e do Projeto Violão nas Escolas. É também produtor e diretor musical tendo bastante atuação no cenário piauiense com trabalhos junto com a Orquestra Sinfônica de Teresina, Ensaio vocal, e grupo BMW2, grupo de música instrumental que toca musicas brasileiras, como choro, samba, valsas, bossa nova, clássicos do forró, baião, xote e também internacionais populares e eruditas.
Na sequência, às 19h30, quem toma o palco é o mineiro Cristiano Braga. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em violão pela UFMG e Mestre em Música/Práticas Interpretativas/Violão na UFRGS. Foi vencedor do prêmio jovem músico 2005 e premiado no Concurso Nacional Villa Lobos 2009. Como concertista, atuou nas principais salas de concerto de Minas Gerais, como o Grande teatro do Palácio das Artes, sala Juvenal Dias (Palácio das Artes) dentre outros.
E finalizando na noite, uma das principais atrações do evento. Formado pela uruguaia Cecilia Siqueira e pelo mineiro Fernando de Lima, o Duo Siqueira-Lima é um dos mais prestigiados duos de violões da atualidade. Com um trabalho que une o clássico ao instrumental brasileiro, são reconhecidos mundialmente pelo virtuosismo técnico, interpretativo, perfeito entrosamento e por seus ousados e originais arranjos para dois violões.
Créditos: Ascom/FMC
Discussion about this post